Professor Toninho é homenageado como membro fundador do Museu de Campo Mourão

O professor aposentado, Antônio Gussão, 75 anos, mais conhecido como Professor Toninho, foi homenageado nesse domingo (19), pela administração municipal de Campo Mourão, como membro fundador do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira. A solenidade foi acompanhada por autoridades políticas, como o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, vereadores, o historiador Jair Elias, coordenador do museu, familiares, entre outros.

Professor Toninho, que por muitos anos já foi servidor público municipal, disse que ficou ‘honrado e orgulhoso’ com a homenagem. “É um gesto muito importante da administração municipal que me deixou muito feliz. Voltei no tempo. Lembrei da época que fui servidor do município e das correrias que fazíamos”, recordou.

Foi de Toninho a primeira assinatura a lavrar a ata de fundação do Museu. “Jamais esperava ser lembrado. Foi uma surpresa quando recebi o convite. É um orgulho fazer parte da história de Campo Mourão”, ressaltou o homenageado, que atualmente trabalha no Jornal Tribuna do Interior.

Gussão destacou a importância do Museu Municipal para Campo Mourão e região. “Todos deveriam visitar este ‘pedacinho’ de Campo Mourão. Ele guarda toda nossa história e preserva nossas raízes e antepassados”, disse, ao elogiar a atual administração do Museu. “O espaço expandiu. Está muito bem organizado. Além disso, temos acompanhado vários eventos organizados pelo museu e percebemos a população bem mais interessada no assunto”, afirmou

Durante o evento, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, frisou que o Museu Deolindo Mendes Pereira é uma referência para o Estado devido o seu rico acervo. Toninho, fez questão de destacar ainda que até mesmo sua mãe, hoje com 95 anos de idade, participou da homenagem ao filho. “Não tem presente maior que este”, afirmou, ao complementar que deu sua contribuição à cidade. “Embora, de forma anônima, participamos do progresso de Campo Mourão e ainda continuamos a contribuir”, acrescentou o homenageado, ao agradecer o apoio da família.

Histórico

Em 13 de dezembro de 1949, o governador Moysés Lupion lançou a pedra fundamental do prédio atual do Museu “Deolindo Mendes Pereira”. Foi um dos primeiros em alvenaria da cidade – que serviu como Posto de Higiene, atendendo a população de Campo Mourão e de seus distritos à época.

No dia 19 de março de 1978 foi fundado o Museu Histórico de Campo Mourão, reunindo as primeiras peças para a composição do seu acervo. Em 6 de outubro de 1984 foi inaugurado o Museu Municipal de Campo Mourão, dentro das dependências da Casa da Cultura, recebendo em 1991 o nome de “Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira”, em homenagem ao descendente da primeira família que se estabeleceu em Campo Mourão em 1903 e colaborou com o enriquecimento da história local.

Em 2001, esse prédio foi tombado pelo Poder Legislativo de Campo Mourão devido ao seu valor histórico. Na data 19 de dezembro de 2003, durante as comemorações do Sesquicentenário do Paraná, foi oficialmente destinado para abrigar o Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”, inaugurado em 12 de agosto de 2004.