Projeto do Integrado, que busca o desenvolvimento pessoal, impulsiona carreira no mercado de trabalho
O mercado de trabalho atual exige que os profissionais tenham cada vez mais conhecimentos e capacidade de se adaptar às mudanças. Porém, nem sempre é fácil acompanhar as transformações geradas principalmente pela tecnologia e a rapidez com que elas acontecem.
Segundo a pesquisa Accenture Digital, 93% dos executivos acreditam que seu setor passará por grandes mudanças e disrupções nos próximos anos, mas apenas 20% se sentem preparados para se adaptar e responder às novas demandas. Se até os mais experientes demonstram essa preocupação, imagine as dúvidas que passam na cabeça de quem acaba de entrar na universidade.
Pensando nessa realidade, o Centro Universitário Integrado reformulou sua matriz curricular, organizou as disciplinas por competências e criou o Projeto de Vida; ação que tem despertado reflexões nos acadêmicos sobre o que desejam para si nos próximos 10 anos e os caminhos que precisam trilhar para alcançar esses objetivos. Afinal, conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos.
Planejando o futuro
“Já no primeiro semestre, o estudante é convidado a desenvolver seu propósito de carreira e de vida pessoal. No decorrer da graduação, ele revisita esse objetivo para ajustá-lo, fazer correções e incorporar aspectos de inovação, tecnologia, empreendedorismo, habilidades socioemocionais, ética e responsabilidade social para ter uma formação sistêmica e atingir o que se pretende em curto, médio e longo prazo”, explica a diretora de Gestão Acadêmica do Integrado, Luciana Pontes.
O objetivo é que eles aprendam a traçar um caminho a ser seguido, as etapas a serem vencidas e os resultados que desejam conquistar dentro de alguns anos. “Para isso, terão apoio de professores, mentores e tutores que estão no dia a dia das empresas e conseguem ver na prática o que já foi alcançado, o que precisa ser ajustado e o que ainda falta ser feito”, salienta Luciana.
Oportunidades
Outra novidade já em funcionamento no Integrado é o uso de uma plataforma de gestão de processos de carreiras, estágios e “trabalhabilidade” que faz a conexão do estudante com o mercado de trabalho e vice-versa.
“Criamos um hub de RH, ouvimos as empresas e os egressos para identificar as principais necessidades do mercado e da formação profissional. Assim, as exigências das companhias se transformam em oportunidades aos formandos, que já terão esses conhecimentos e poderão se destacar mais rapidamente”, enfatiza Paulo Henrique Rodrigues, membro da Gestão Acadêmica e do Grupo de Trabalho de Inovação Curricular do Centro Universitário Integrado.
O que as empresas buscam?
Dentre as habilidades atuais mais requisitadas pelas companhias de qualquer segmento estão os conhecimentos técnicos e, principalmente, as soft skills; um conjunto de atitudes comportamentais que indicam a forma como a pessoa lida com os problemas, como se relaciona e interage com os demais.
Entre essas características estão a colaboração, comunicação, empatia, liderança, inteligência emocional, flexibilidade, entre outras. “Quando essas qualidades são bem desenvolvidas, a atuação é diferenciada, muito mais positiva, assertiva e com desempenho qualificado. São capacidades indispensáveis e que vão contribuir significativamente para o sucesso pessoal e profissional”, ressalta Luciana.
Segundo pesquisa da revista Você S/A – voltada ao mercado empresarial – 87% das demissões acontecem por problemas comportamentais e apenas 13% por questões técnicas. O levantamento também revela que as habilidades socioemocionais são avaliadas tanto na contratação, quanto na permanência na empresa.
Além da sala de aula
Para que os estudantes vivenciem a realidade nas diferentes áreas do conhecimento, o Centro Universitário Integrado mantém estreito relacionamento com os empresários da região, tem qualificada rede de networking, ambientes realísticos que simulam o mercado de trabalho e articula ações que impactam as comunidades com desenvolvimento de inúmeros projetos de extensão.
“Nosso Ecossistema de Formação está alinhado às melhores práticas mundiais de nível superior, utilizados por universidades nacionais e internacionais. Vamos além da sala de aula e atuamos na formação do ser humano e na melhoria da sociedade”, destaca Rodrigues.
Assim, se o mercado de trabalho exige um novo perfil de profissional, a regra para não ficar ultrapassado está no hábito de evoluir e se desenvolver de forma constante para ser capaz de lidar com os desafios e as oportunidades em qualquer cenário.
Como ingressar na instituição
Para os interessados em cursar a graduação ainda no primeiro semestre de 2023, o Centro Universitário Integrado disponibiliza o Vestibular Online.
Para realizar a prova, que é 100% digital e gratuita, o candidato deve acessar o site grupointegrado.br/vestibular, informar os dados cadastrais e responder a 10 questões de múltipla escolha. A prova online está disponível para cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, exceto Medicina. Também é possível ingressar utilizando a nota do ENEM, nesse caso, o candidato fica dispensado de fazer a prova.