16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão recebe armas de ‘choque’ e policiais são capacitados
A 16ª Subdivisão Policial (SDP) de Campo Mourão, recebeu nesta quinta-feira (30), armas de incapacitação neuromuscular, popularmente conhecida como Spark – armas de ‘choque’. Os equipamentos serão utilizados por policiais civis da área de abrangência da SDP. Durante a entrega, policiais receberam também um curso de capacitação para manuseio do armamento.
De acordo com informações, na área de ação da delegacia de Campo Mourão, há 37 policiais civis capacitados para uso e manutenção deste tipo de armamento, menos letal que uma arma de fogo, por exemplo. Segundo o delegado chefe da 16ª SDP, Nilson Rodrigues da Silva, o equipamento auxiliará o policial no cumprimento de seus plantões no dia a dia, assim como em ações táticas operacionais.
“Trazemos sempre as atualizações institucionais importantes para o permanente cumprimento das nossas missões. O Departamento de Polícia Civil do Estado do Paraná trabalha com afinco para otimizar a prestação do serviço para a comunidade. O curso de hoje, bem como a carga desses equipamentos para nossa área, trás mais segurança e permite acesso a novas tecnologias para uso da brilhante equipe que tenho orgulho de liderar”, falou o delegado.
O escrivão de Polícia Civil, Oscar Michelc, Superintendente da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições da PC-PR, junto de outros dois policiais civis (instrutores), ministram o curso a policiais para o uso do armamento.
Ele destacou que ‘investir em equipamentos menos letais’ é essencial tanto para a segurança jurídica do policial, da instituição, quanto para prevenção à vida. “Prezamos sempre, como instituição, pelo investimento e capacitação da equipe em investir em tecnologias e recursos que atentem ao uso progressivo da força”, frisou.