Região de Campo Mourão chega a 57 casos de dengue e 1.585 notificações
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que a região de Campo Mourão atingiu nesta semana 57 casos de dengue e 1.585 notificações. Outros 285 prováveis casos aguardam exames laboratoriais. O atual período epidemiológico teve início em agosto de 2022.
Há confirmações da doença em 14 dos 25 municípios da Comcam. As cidades com os maiores números de casos são: Engenheiro Beltrão (11); Goioerê (8) e Campo Mourão e Moreira Sales, com 7 cada.
Os registros por município, na região, são: Barbosa Ferraz (3); Boa Esperança (1); Campo Mourão (7); Engenheiro Beltrão (11); Fênix (4); Goioerê (8); Iretama (1); Janiópolis (5); Moreira Sales (7); Peabiru (1); Quinta do Sol (6); Roncador (1); Terra Boa (1); e Ubiratã (1).
Com o avanço da doença, os municípios vêm realizando diversas ações na região. Em Farol, por exemplo, foi realizada uma mobilização no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, nessa quarta e quinta-feira. A ação envolveu agentes comunitários de endemias moradores da cidade. A mobilização aconteceu na sede do município e distrito de Martinópolis.
Na ocasião foi feita também a orientação e conscientização da população para limpeza de quintais. Como incentivo, a prefeitura recolhe os entulhos retirados das propriedades pela população. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sandra Regina Félix, um trabalho constante de vistoria de quintais e orientação de moradores vem sendo realizado pela prefeitura. “Temos realizado um trabalho intenso para garantir o menor número possível de complicações pela doença”, comentou Sandra.
Ela destacou que em Farol o poder público tem feito a sua parte. A secretária destacou ainda que a principal estratégia para combater a doença se dá pela conscientização popular. “A principal medida é aquela feita dentro de casa, para impedir a reprodução do mosquito em possíveis focos de água parada”, ressaltou.
Em nível de Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta semana mais 2.930 casos e um óbito por dengue. Foram registradas mais de 16 mil notificações de novos casos suspeitos pela doença. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico foram computadas 102.021 notificações, 48.128 casos descartados, 14.032 casos confirmados e 12 mortes, nenhuma delas na região.
Chikungunya
O novo boletim também confirmou mais 30 casos de chikungunya, somando 107 confirmações da doença no Estado – um aumento de quase 40% comparado à última semana. Do total de casos, 62 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 37 são considerados importados. Em Campo Mourão um caso da doença foi confirmado pelo município. Há 592 casos em investigação no Estado.