Paróquia celebra Dia de São Francisco e Santuário inicia novenas da padroeira

No calendário da igreja católica outubro é marcado por duas datas de grande significado por ser o mês em que são comemorados os dias de São Francisco de Assis (4) e de Nossa Senhora Aparecida, dia 12. Em Campo Mourão, nesta sexta-feira, a Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Gutierrez, comemora o padroeiro com a celebração de encerramento das novenas, que começaram na semana passada. 

Já no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, as novenas foram iniciadas nesta quinta-feira (3) e vão até dia 12 (feriado nacional), quando será realizada a tradicional festa à padroeira do Brasil. Este ano, entre as novidades da programação está a coração da imagem com participação de artistas do Espaço Sou Arte e quermesse todas as noites após a novena.

Na Paróquia São Francisco a celebração neste dia do padroeiro dos animais e da ecologia será precedida da procissão, que começa às 18h30, no Parque do Lago. A carreata à luz de velas levando a imagem do santo seguirá até a igreja, onde às 19 horas começa a missa celebrada pelo padre Gaspar Gonçalves. Nesta celebração os fiéis deverão levar ração para gato e cachorro. Após a missa terá confraternização no salão paroquial.

É uma alegria para toda a comunidade celebrar essa festa em louvor a São Francisco de Assis, que é um momento de reencontro, partilha e comunhão. Cada dia da novena tivemos padres de outras paróquias celebrando conosco, enriquecendo ainda mais essa devoção do povo a um dos santos mais populares da nossa igreja, por sua vida marcada pelo desapego aos bens materiais e testemunho do evangelho, ressalta ao padre Gaspar.

Santuário

No Santuário Nossa Senhora Aparecida até dia 11 de outubro as novenas serão realizadas às 6 da manhã, 15 horas e 19h30.
Após as novenas da noite teremos uma praça de alimentação no pátio do Santuário, anuncia o padre Ricardo Arica.  Durante as novenas da tarde e noite serão vendidos bolo da padroeira e no dia 12 está programada uma missa campal (fora da igreja) às 19h30. Este ano, parte da renda da festa será destinada à Paróquia de Ivailândia.

O bolo que será servido no dia da festa terá mais de 100 metros, com as tradicionais medalhas de ouro. Durante a novena está prevista a inauguração da Capela da Padroeira, em construção no pátio do Santuário.