Município instala sistema de câmeras e até alarme em cemitério para coibir furtos
Com o objetivo de conter o número de furtos e coibir atos de vandalismo no Cemitério Municipal, a prefeitura de Quinta do Sol fez a instalação de câmeras de monitoramento no local e até mesmo de alarme com sensores de movimento no ‘campo santo’. O local, na teoria, deveria ser um espaço de tranquilidade. Mas não é o que vinha acontecendo. Vários furtos foram registrados no cemitério nos últimos meses e até lápides danificadas.
Os bandidos invadem a área para levar peças de bronze, entre placas, vasos e estátuas. “Uma situação lastimável, que nos deixa triste. Nem o cemitério escapa das mãos da bandidagem”, comentou o prefeito da cidade, Leonardo Romero (PSD), ao informar que o sistema já está em funcionamento.
Os equipamentos instalados têm qualidade Full HD, exibem imagens noturnas com nitidez e têm longo alcance. Segundo o prefeito, com as câmeras é possível ver a área interna e externa do cemitério. As imagens são armazenadas em um HD em um DVR (equipamento de gravação). “Tudo que se passar no local vai ficar registrado a partir de agora. Se alguém furtar ou vandalizar, será identificado”, avisou o gestor. O sistema de segurança foi instalado com recursos próprios do município.
Nos últimos meses, diversos casos de furto a cemitérios foram registrados em várias cidades da região, inclusive, no São Judas Tadeu, de Campo Mourão. Alguns cemitérios até têm vigias, mas devido a grande área os bandidos se aproveitam quando os vigilantes estão em outros pontos. Geralmente a ação é rápida, mas deixa estragos para trás.
O bronze furtado é revendido no mercado clandestino. Geralmente os furtos acontecem por pessoas que fazem o uso de drogas para alimentar o vício. “Agora as câmeras ajudarão a identificar o invasor caso ele entre em ação. A medida trará mais segurança para todo mundo”, frisou Romero.
Ele pede também a colaboração da população. Pediu que se algum morador perceber alguma movimentação suspeita avise a Polícia Militar pelo telefone 190. “Se todo mundo contribuir de alguma maneira, acredito que vamos zerar este tipo de crime na cidade, principalmente agora com a instalação deste sistema de segurança”, ressaltou o gestor.