Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio inicia novena em comemoração aos seus 60 anos
Fundada no dia 30 de maio de 1.964, a Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, no Lar Paraná, em Campo Mourão, abre nesta quarta-feira (17), a programação da novena em comemoração aos seus 60 anos e da festa à Padroeira, celebrada na próxima sexta-feira (26). O padre responsável pela paróquia é Nilson Reis Gonçalves.
O tema central da novena é: “Celebrando a santidade com Nossa Senhora de Caravaggio: Corações Ardentes, pés a caminho”. Nesta quarta, a celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bom Bruno Versari, a partir das 19h30. A cada dia um padre conduzirá a novena. A programação prossegue até o dia 25 deste mês, sempre no mesmo horário. Um grande público é esperado para a festa dos 60 anos da paróquia, como pessoas de outras igrejas da cidade, inclusive de outras cidades da região.
Conforme a programação, todas as noites, após a novena, será servido o ‘bolo da padroeira’ com medalhas. Haverá uma medalha de ouro por noite, além de várias medalhas com imagem da santa. Os participantes terão ainda quermesse com vários tipos de doces, salgados, comidas e refrigerantes à venda.
A Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio é a segunda igreja mais antiga de Campo Mourão. Só fica atrás da Catedral São José, que tem 81 anos. A renda da festa será revertida para a conclusão das obras, avaliadas em R$ 3 milhões, do centro catequético da igreja, que devem ser entregues este ano.
Obra moderna
A obras da igreja contemplam um moderno centro de eventos, catequese e reuniões da Paróquia. A obra, iniciada em 2020, deve ser concluída este ano. Padre Nilson, disse que o centro de eventos será um presente da comunidade aos 60 anos da paróquia. Ele lembra que toda a obra é custeada com recursos da comunidade, arrecadado por meio de promoções, dízimo, entre outros.
Em recente entrevista à TRIBUNA sobre a obra, o padre diz que trata-se de um projeto moderno e adequado à necessidade da paróquia. O pavimento térreo será um salão paroquial, com cozinha, refeitório e até fraldário. No segundo piso, além de um outro espaço para comportar mesas e cadeiras, também terá salas de catequese e sala de atendimento psicológico. O último pavimento, que pertence à Mitra Diocesana, terá apenas salas.
O prédio é dotado de sistema climatizado e energia solar (fotovoltaica). Quando a obra foi iniciada também começou a pandemia, o que causou atrasos no prazo e aumentou o custo.
Nossa Senhora de Caravaggio
Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado à mãe de Jesus, Maria, que segundo a tradição católica apareceu na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432. No Brasil, o seu maior santuário fica na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Em diversos municípios da Serra Gaúcha, região de forte influência italiana, tem-se o dia 26 de maio como feriado, realizando-se romaria anual ao santuário.
A estátua da Santa, localizada no altar do Santuário, foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS, em 1885. O modelo da obra foi o quadro, em preto-e-branco, datado de 1724. A estátua foi trazida a pé, de Caxias do Sul a Caravaggio.
Milagre atribuído
Em 1949, a mãe dela, Aurora Nicoletto, estava grávida e corria risco de morrer devido a uma forte hemorragia. Os filhos de Aurora e outros familiares rezaram horas a fio diante do quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália pelo bisavô. O parto transcorreu normalmente e o bebê nasceu sem sequelas.
Programação da novena
17/05 – Dom Bruno Versari
18/05 – Pe. Wesley Almeida
19/05 – Pe. André Camilo
20/05 – Pe. Carlos Czornobay
21/05 – Pe. Valdecir Liss
22/05 – Pe. Sidnei Gomes
23/05 – Pe. Walmir Romero
24/05 – Pe.Romulo Gonçalves
25/05 – Pe. Nilson Reis