Fazenda da Esperança atua no atendimento de pessoas viciadas em álcool e drogas
Compaixão pelo próximo. Desta forma pode ser definido o serviço socioassistencial prestado pela recém inaugurada Fazenda da Esperança São Francisco de Assis, em Campo Mourão. O espaço, fundado no fim de abril deste ano, é uma organização sem fins lucrativos. Atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de vícios, como álcool e drogas, por exemplo.
A comunidade terapêutica Fazenda da Esperança inaugurou suas instalações com várias autoridades eclesiásticas, entre elas o bispo diocesano, Dom Bruno Versari; Dom Anuar, bispo de Maringá; entre outros padres e autoridades políticas.
Os fundadores da comunidade são o frei Hanz Stapel e Nelson Giovanelli. A Fazenda da Esperança é a maior comunidade terapêutica da América Latina, com mais de 150 unidades, em 24 países. Há 29 anos vem acolhendo pessoas que buscam um novo sentido para a vida.
Em Campo Mourão, a entidade trata de 26 acolhidos que buscam se libertar do vício das drogas ou álcool. A entidade precisa de ajuda da comunidade para realizar os atendimentos, cumprindo toda a demanda. Para ajuda ou mais informações, os interessados podem acessar o site https://portalfazenda.org.br.
A Fazenda
A Fazenda da Esperança São Francisco de Assis está instalada nas antigas instalações da CTR (Comunidade Terapêutica Redenção), que por 20 anos foi administrada por um grupo de voluntários ligado à paróquia São Francisco de Assis.
Em 2022, após várias negociações, a coordenação da Fazenda da Esperança aceitou assumir os trabalhos de recuperação e também toda a estrutura da instituição. “Foi um ano transição, legalização de documentos e adaptações para a nova realidade”, informam os coordenadores da obra.
A inauguração do novo espaço contou com missa presidida por Dom Bruno Versari, que destacou a importância do serviço. “Essa obra é o sinal de Cristo na vida das pessoas e famílias, principalmente das que são assoladas pelas feridas dos vícios, principalmente das drogas e álcool”, destacou o Bispo, ao lembrar da importância da ajuda da comunidade ao serviço.
O frei Hans Stapel, fundador da comunidade, agradece a acolhida por Campo Mourão para a realização dos trabalhos. “No início, eu não tinha nada para dar para esses jovens, quando me pediam. Quando vi as mães e todo mundo chorando, eu pensei: quem sou eu para ajudar esses jovens? Mas, entendi que atrás de cada um, está um grito de pedido de amor. E só Deus pode preencher esse vazio. Só Deus pode dizer levanta-te”, disse emocionado Stapel.
Serviço
Para mais informações sobre a obra ou ajuda, os interessados podem acessar o site https://portalfazenda.org.br