Qualificação gratuita para os paranaenses
Meus amigos, quando conversamos com colegas donos de restaurantes, chefs de cozinha e empresários da rede hoteleira, é praticamente um consenso que a falta de mão de obra especializada é uma dificuldade generalizada. Existem vagas abertas, e o reaquecimento do turismo no pós-pandemia fará com que cada vez haja mais emprego no setor. Porém, faltam profissionais que deem conta do recado.
Muitos desses empresários chegam, inclusive, a usar o termo “apagão” de mão de obra.
Atento a essa situação, nossas equipes na Secretaria de Estado do Turismo preparou um programa de qualificação, em parceria com a Fecomércio-PR e o Senac-PR. Graças a essa parceria, serão ofertadas gratuitamente à população paranaense 4 mil vagas para cursos profissionalizantes nestes setores.
Queremos não apenas melhorar a qualificação profissional no setor como transformar nosso estado em referência nacional no atendimento aos visitantes.
Serão 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) no total, com cargas horárias que variam de 15h a 240h, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia, distribuídos em todas as regiões do estado. O propósito é atender os 399 municípios, para qualificar o trabalho de restaurantes, pousadas, hotéis de pequeno e grande porte.
Além de ajudar as pessoas que precisam de emprego, os cursos atenderão também as as empresas que investem no Estado e precisam dessa mão de obra qualificada. Tudo isso, com certeza, ajuda a fomentar o turismo do nosso Estado.
Além disso, contaremos com o apoio da Secretaria de Educçaão , que fará a divulgação das vagas entre os estudantes da rede estadual. No caso dos alunos, os cursos servirão como atividade extracurricular em contraturno.
Assim, os participantes terão a oportunidade de já sair habilitado para o mercado em um dos setores econômicos que apresentam o maior crescimento no pós-pandemia.
As inscrições são totalmente gratuitas e poderão ser realizadas pelo site do Senac, e as datas serão divulgadas em breve.
BOAS NOVAS – Este convênio foi apenas um dos bons frutos que trouxemos de Foz do Iguaçu, onde participamos na semana passada do Festival das Cataratas.
Lá, também participamos do lançamento das obras do AquaFoz, o Aquário de Foz do Iguaçu. O local receberá um investimento de R$ 100 milhões e tem estimativa de gerar de até 300 empregos diretos, transformando-se em mais um importante atrativo da região. O espaço contará com diversos tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos que somam um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água.
Além do AquaFoz, o governador Ratinho Junior encaminhou a instalação de uma unidade do Museu Pompidou um dos os cinco maiores do planeta, na cidade.
Também nos reunimos em Foz com representantes das 19 Instâncias de Governança de Turismo (IGR) do Paraná, para alinhar as ações do segmento de forma linear em todo o estado.
O turismo sustentável é uma aposta do governo Ratinho Junior para aquecer a economia, gerar emprego e renda e preservar o meio ambiente. E assim vamos todos juntos, conectados com esse alinhamento, fazer um destino cada vez mais procurado por brasileiros e estrangeiros.
Marcio Nunes é secretário de Turismo do Paraná