Festa do Carneiro no Buraco reúne multidão e novo formato agrada público
O município de Campo Mourão serviu neste domingo (9), o seu prato típico, o Carneiro no Buraco, que chegou à sua 28ª edição. A festa que ficou conhecida nacionalmente não era realizada há cinco anos, ou seja, desde 2018. O evento reuniu um bom público em todos os locais onde foi servido o prato. Tanto o almoço, quanto os dois shows na praça central, no sábado e domingo, com as duplas João Bosco & Vinícius e Cezar e Paulinho, respectivamente, reuniram multidões de pessoas. O novo formato do Carneiro no Buraco, com almoço descentralizado nas oito entidades participantes também agradou o público. Não houve espera em filas, nem mesmo falta de estacionamento. Problema recorrente em edições anteriores. Durante a tarde deste domingo programação com artistas locais é realizada na Praça São José.
“Acredito que foi uma experiência bastante válida. Demos o nosso melhor para atender bem os participantes. Acho que alcançamos nosso objetivo e podemos afirmar que a festa foi um sucesso”, avaliou o prefeito anfitrião, Tauillo Tezelli. Ele informou que o parque de exposições atual não oferece uma estrutura adequada e nem condições para realização de grandes eventos. “Como já tivemos uma experiência positiva com o festival gastronômico Campo Mourão no Prato trouxemos o mesmo modelo para o Carneiro no Buraco. E acho que já deu certo”, frisou, se referindo ao bom público e qualidade no atendimento aos participantes.
Além da comunidade em geral, a festa atraiu também políticos regionais e estaduais, como por exemplo, os prefeitos Leandro Oliveira (Araruna), Ismael Dezanoski (Janiópolis), Julio Frare (Peabiru), os deputados estaduais Douglas Fabricio e Marcio Nunes, entre outros.
Segundo Tauillo, a prefeitura já fez um pré-projeto para a repaginação completa de um novo parque de exposições que abrigará um Centro Tecnológico, teatro, anfiteatro e arena coberta. Conforme o prefeito, para manter o parque, a prefeitura gastaria anualmente em torno de R$ 500 mil para uma estrutura que, segundo ele, receberia apenas um evento anual, que seria o Carneiro no Buraco. Com a repaginação do local, o espaço funcionará durante todo o ano com a implantação do Centro Tecnológico. “Desta forma o parque teria um local preparado apenas para os grandes eventos. E isso vai acontecer ”, ressaltou, ao comentar que o município já está preparando o projeto executivo da obra.
O presidente da festa, Eduardo Akira Azuma, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, também destacou o novo modelo de festa. Ele lembrou que os shows, na sexta-feira e sábado reuniram mais de 8 mil pessoas. “Somente na sexta estimamos 5 mil participantes de Campo Mourão e região. No sábado, por conta da chuva, o público foi menor, mas mesmo assim, bastante gente prestigiou”, informou.
Azuma disse que a festa do Carneiro no Buraco se tornou um evento icônico que projetou a cidade para o Brasil inteiro. “Encontramos neste novo modelo uma forma de dar continuidade ao prato típico e não deixar a tradição ‘morrer’”, falou. Segundo o presidente da festa, o almoço descentralizado faz as pessoas circularem pela cidade. “É um modelo inovador que já vejo como um sucesso pelo bom público participante nas entidades”, avaliou, ao agradecer os mais de 1.200 voluntários que trabalharam para que a festa acontecesse.
Cerca de 3.500 convites foram colocados à venda. O recurso da festa será revertido a entidades socioassistenciais de Campo Mourão. Em todas as oito entidades participantes que serviram o prato foi grande o número de pessoas que saborearam o carneiro.
O presidente do Sindicato Rural, Cezar Bronzel, elogiou o novo formato. “Acho que foi uma decisão acertada. Tem de tudo para continuar”, frisou. Ele elogiou a organização da festa como um todo e comemorou a retomada do prato típico. “Que bom que o Carneiro no Buraco está retornando à nossa cidade. Fico muito feliz. Desde a primeira festa a gente participa. Fico emocionado. É um dia que a gente pode reunir a família e trazer toda a região para nos prestigiar. Nota 10, ainda mais neste formato”, ressaltou.
Canteiro de obras
A cidade vive um dos melhores momentos das últimas décadas no avanço de sua infraestrutura. São grandes obras em execução, como duplicação da entrada do município, reforma do estádio municipal, reformas de escolas e Centros Infantis de Educação, iluminação em Led, construção do Ambulatório de Especialidades Médicas, Unidades de Saúde, obras de pavimentação asfálticas nos quatro cantos da cidade, construção de novo terminal aeroportuário, obra de reforma do cemitério (projeto em andamento), construção do Condomínio do Idoso, obras em saneamento, entre outras.
“É um trabalho planejado. Fizemos um plano de governo e tínhamos objetivos que queríamos alcançar em todos as áreas. No Social, na Saúde, no Esporte, no Meio Ambiente, na Educação, Infraestrutura, entre outros. Estamos ‘perseguindo’ nossos objetivos para executar à risca nosso Plano de Governo. Tivemos a felicidade de ter a parceria com entidades, apoio da Câmara, dos nossos deputados e uma relação muito próxima do nosso Governo do Estado que permite a gente fazer estes investimentos que estão acontecendo em Campo Mourão”, falou Tauillo Tezelli.
O prefeito acrescentou que atualmente, a gestão está executando em torno de R$ 300 milhões em obras na cidade. “Fora o que vai vir e fora o que já fizemos. Este é o momento que mais conquistamos benefícios para Campo Mourão. A cidade vai ficar com 96% de coleta de esgoto tratado, 100% asfaltada, 100% com iluminação em Led, além de programas na área da Saúde e Assistência Social”, ressaltou.
Locais onde o almoço foi servido
O almoço foi servido nos seguintes locais: Aeroclube, no espaço junto do aeroporto; APAE (Mourão Garden), Assercam (na sede ao lado do aeroporto), Campo Mourão Futsal (Associação do Expresso Nordeste); Sindicato Rural (Recanto do Criador); Santa Casa/Motoclube Cachorrões do Asfalto (CTG); Rotary Campo Mourão (pavilhão do Parque de Exposições) e Sonibram (na sede da entidade).