Engenheiro Beltrão: município alerta sobre podas irregulares
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta sobre as podas de árvores que estão sendo realizadas de maneira inadequada. Com a chegada do inverno, essa prática torna-se comum, entretanto é preciso seguir um padrão de corte que não prejudique as árvores.
O departamento tem recebido muitas denúncias sobre a chamada poda drástica praticada por algumas pessoas. Diante das denúncias, a secretaria vem alertando sobre a maneira correta de fazer a poda, porém, caso o serviço continue sendo feito de forma inadequada, haverá autuação e multa.
De acordo com a secretaria, antes de qualquer tipo de intervenção na árvore sobre a calçada, é preciso fazer o requerimento, com pedido de autorização. O requerimento deve ser feito junto à secretaria, na Prefeitura Municipal que vai liberar a autorização para a poda ornamental.
“Podas drásticas não devem ser feitas em hipótese alguma, pois configura em crime ambiental e gera multa”, alerta a secretaria. Feito o requerimento, o município procede a vistoria e concede a liberação sem nenhum custo ao contribuinte.
Multa
Conforme prevê a Lei Municipal N° 870/97, que dispõe sobre o Plano de Arborização Urbana de Engenheiro Beltrão, podas drásticas ou corte de árvore sem a devida permissão da prefeitura, pode gerar multa de até dois salários mínimos.