Quinta do Sol abre a 16ª edição do Fefosol nesta quarta
O município de Quinta do Sol, Capital Estadual do Folclore, abre nesta quarta-feira (2), a programação da 16ª edição do Festival de Folclore (Fefosol). O espetáculo prossegue até o sábado (5), no Centro de Eventos Osvaldo Silva. A participação é gratuita, com abertura às 19h30 no palco principal do Centro de Eventos.
Grupos folclóricos dos estados do Paraná, Alagoas, Paraíba, Pará e Mato Grosso confirmaram presença no festival. Este é o segundo ano de retorno do Fefosol pós pandemia da Covid-19. A expectativa dos organizadores é que o evento seja um sucesso. Visitantes de municípios da região são esperados para agraciar o evento.
Estarão participando do Fefosol os seguintes grupos folclóricos: Grupo Cultural Rei do Cangaço (AL), Grupo de Siriri Flor Serrana (MT), Grupo Tropeiros da Borborema (PB), Grupo Raízes Parauara (PA), Centro Cultural Nossa Ginga (PR), Grupo Parafolclórico Fulô do Araça (PB), Grupo Pôr do Sol (QuInta do Sol), e Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (PA).
Durante todos os dias do festival, haverá apresentação dos grupos folclóricos a partir das 19h30. O festival oferece alimentação básica, mas os visitantes saem para os bares, lanchonetes e lojas da cidade. Na semana do Fefosol, os lojistas realizam promoções para alavancar as vendas.
O prefeito em exercício Lucas Almeida Florência, destaca a importância do evento e a parceria, juntamente com o coordenador do Fefosol, professor Lucinei Carneiro. “Quinta do Sol foi reconhecida como a capital paranaense do Folclore. Esse evento atrai grupos de várias partes do Brasil. Só temos a agradecer a todos os envolvidos, em especial ao professor Lucinei e sua equipe. Com certeza o Fefosol será mais uma vez um evento marcante em nosso município”, falou.
Capital do Folclore
Com cerca de 4.573 habitantes, a pacata cidade de Quinta do Sol, que já era conhecida pelas ruas com nomes de astros e estrelas é reconhecida também por ser a capital paranaense do folclore. A lei estadual 19.662 é de 20 de setembro de 2018, publicada pela ex-governadora Cida Borghetti (PP).
A lei é de autoria da deputada estadual Maria Victoria (PP), filha da ex-governadora. Ela apresentou o projeto na Assembleia Legislativa após reivindicação do então prefeito da cidade, João Claudio Romero (PP). Quinta do Sol possui atualmente grupo parafolclórico “Pôr do Sol”, reconhecido internacionalmente.
O Pôr do Sol completou em julho deste ano 21 anos de trajetória pelos palcos do Brasil e do mundo. O grupo nasceu em 2002. Tem como objetivo principal, a reprodução da cultura do povo brasileiro, especialmente o Fandango Paranaense, conjunto de danças típicas do litoral do Paraná.
No seu repertório, incluem-se também as danças alusivas ao Paraná: Gralha Azul, Barreado, Colheita do Café, Balainha e Cuá-Fubá, bem como, manifestações de todas as regiões do Brasil: Boi de Mamão, Carimbó, Danças e Quadrilha Nordestina e Samba, entre outras.
O grupo é um dos maiores divulgadores da Cultura paranaense. Nos seus 21 anos de existência, participou de festivais em vários Estados do Brasil, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo e em países como: Peru, Chile, França, Bélgica, República Tcheca e Polônia.