Campo Mourão recebe nesta quarta a 2ª edição do ‘Caminhos da Produção Orgânica’

O município de Campo Mourão recebe nesta quarta-feira (30), a 2ª edição da Exposição Caminhos da Produção Orgânica, que acontece durante todo o dia na Praça São José, área central da cidade. O evento será aberto às 8h30, prosseguindo até às 19 horas. Em 2022, a feira foi um sucesso, atraindo um grande público entre estudantes, produtores da agricultura familiar, empresas de tecnologia voltadas ao setor de orgânicos, instituições financeiras e comunidade em geral. A expectativa dos organizadores é que mais de três mil pessoas de toda a região visitem a mostra.

A exposição é organizada pelo núcleo regional do Ministério Público Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) em parceria com instituições públicas e privadas, como IDR-Paraná, Centro Universitário Integrado, entre outros.

Durante o encontro, os participantes terão estandes com temas sobre a produção de alimentos orgânicos. Serão expostos, por exemplo, materiais sobre políticas públicas, crédito rural, assistência técnica, comercialização e certificação de produção orgânica. O objetivo é estimular alternativas de produção sustentável em Campo Mourão e região.

A mostra terá ainda uma feira com produtos orgânicos que serão comercializados por produtores da região. De acordo com o gerente regional do IDR-Paraná, núcleo de Campo Mourão, Jairo Quadros, a produção orgânica vem conquistado cada vez mais espaço na mesa do consumidor. “Há uma demanda crescente da sociedade pela busca de alimentos de mais qualidade e saudáveis. O próprio estado tem compromisso de que grande parte da merenda escolar seja orgânica”, explicou.

A promotora de justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora do Gaema, comenta que o principal intuito do encontro é disseminar informações técnico científicas sobre a produção orgânica aos produtores e conscientizar a população sobre a produção sustentável. “Essa exposição visa demonstrar, além de pesquisas desenvolvidas nas universidades e empresas, a cadeia biológica para assegurar a produção de alimentos sustentáveis, sem aplicação de agrotóxicos, e é de extrema importância expor estas informações para conhecimento da sociedade”, falou.

Durante a mostra serão promovidas exposições técnicas, conservação de minas, estradas, métodos da produção orgânica, comercialização, caminhos de produção, entre outros. O encontro abordará assuntos ligados às Políticas públicas e assistência técnica para a produção orgânica; biodiversidade, certificação de alimentos orgânicos, linhas de crédito e ainda terá rodada de negócios e comercialização de produtos.

A exemplo do ano passado, os municípios deverão disponibilizar ônibus escolares para a participação de alunos da região. A expectativa dos organizadores é que o evento supere o público de 2022.

Líder

O Paraná é líder em número de agricultores orgânicos no Brasil. Ultrapassa 4 mil agricultores certificados. Segundo o IDR-PR, a cada quatro ou cinco anos este número dobra, um crescimento anual em torno de 16%. Junto a crescente demanda por produtos orgânicos, aumenta também as certificações que agregam valor à produção, aumentando consequentemente a renda a quem produz. Isso reflete na qualidade de vida do produtor. Segundo o IDR-PR, a pandemia reforçou a tendência de preferência pela população por alimentos orgânicos.