Empretec Rural

O Sistema Faep/Senar-PR e o Sebrae-PR estão implantando o curso Empretec Rural, a partir de uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 30 anos, esse treinamento vem tornando realidade o sonho de diversos empreendedores do meio urbano no Paraná, onde já capacitou mais de 14 mil pessoas. Agora, chegou a vez dessa iniciativa se voltar para o campo.

Empretec Rural II

A primeira turma-piloto, com seis dias de imersão, aconteceu em Pato Branco. “Essa parceria com o Sebrae, pela qual estamos trazendo o Empretec Rural para o Paraná, é mais uma ação nessa direção, visando desenvolver no nosso produtor rural características de comportamento empreendedor”, disse a Diretora-técnica do Sistema Faep/Senar-PR, Débora Grimm.

Senadores no Paraná

Texta que trata da reforma tributária, em tramitação no Senado Federal, será um dos temas em debate na 7ª reunião ordinária da Diretoria da Ocepar, referente à gestão 2023/27, que será realizada na manhã desta sexta-feira (15/09), na sede da entidade, em Curitiba. O assunto será discutido com os senadores paranaenses Flávio Arns e Sérgio Moro, que confirmaram presença no evento.

Let5Go

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional, lançou nessa quarta-feira (13) o maior programa de inovação aberta em 5G do Brasil, o Itaipu Let5Go Startups. Destinado a impulsionar o desenvolvimento de startups com soluções 5G aplicadas ao mercado. Com recurso de até R$ 300 mil por projeto, o programa oferece, entre muitos benefícios, acesso a toda a infraestrutura do PTI.

Em ascenção

O setor de serviços cresceu 12,1% no Paraná nos últimos primeiros sete meses do ano. Esse foi o melhor resultado da região Sul no período e o terceiro melhor do País, atrás apenas de Mato Grosso (17%) e Paraíba (13%). Um grande indicador do setor de serviços é o turismo.

Grande destaque

O turismo paranaense teve aumento de 11,3% no Paraná. Um dos grandes destaques é o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Ele recebeu 855.382 visitantes no primeiro semestre, 54% a mais do que em 2022 e quase igual ao mesmo período de 2019, melhor ano de visitação da história.

Alto desempenho

Araucária, Cafelândia, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Douradina, Francisco Beltrão, Itaipulândia, Jaguapitã, Joaquim Távora, Londrina, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Maripá, Medianeira, Quatro Barras, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Quatro Pontes, Santo Inácio, Sabáudia, Saudade do Iguaçu, Toledo e Ubiratã alcançaram o indicador de Alto Desempenho.

Alto desempenho II

O indicador de Alto Desempenho é medido pelo IPDM (Índice Ipardes de Desempenho Municipal) que avalia e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico das cidades paranaenses. Elaborado para todos os 399 municípios do Estado, o IPDM retrata o desempenho em relação à renda, mercado de trabalho formal, agropecuária; educação e saúde.

PPA

Nesta sexta-feira (15), das 9h às 12h, o Governo do Estado realiza a Audiência Pública do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) do Paraná, em Foz do Iguaçu, com participação do secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva. O evento acontecerá na rua Castelo Branco, 349 (Vila Maracanã) e é aberto ao público.

Indiciados

A Polícia Civil concluiu que a mãe e o padrasto do bebê Thiago Rocha foram negligentes na morte do bebê Thiago Rocha. Eles foram indiciados por homicídio culposo, que é quando não há intenção de matar. Thiago desapareceu em 10 de junho depois de ir ao Parque Daisaku Ikeda que está desativado desde 2016 com a mãe e o padrasto.

Sem holofotes

Os novos ministros do governo tomaram posse na quarta-feira. André Fufuca (PP) assumiu a pasta do Esporte e Silvio Costa Filho (Republicanos), a de Portos e Aeroportos. A entrada da dupla na Esplanada se deu para ampliar o espaço do Centrão na gestão Lula e aconteceu depois de uma arrastada reforma ministerial. Márcio França (PSB), ex-ministro de Portos e Aeroportos, foi realocado e também tomou posse, à frente do recém-criado Ministério do Empreendedorismo.

Minirreforma eleitoral

A Câmara aprovou o texto-base da minirreforma eleitoral, que impõe mudanças na legislação para ampliar o financiamento de campanha, afrouxar a prestação de contas de candidatos e ampliar as possibilidades de uso de dinheiro público. A proposta tramita a toque de caixa porque as alterações precisam ser sancionadas por Lula até o dia 5 de outubro para serem válidas na eleição municipal de 2024.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.