Pioneiros do plantio direto em Campo Mourão são homenageados pela AEACM

O Sistema de Plantio Direto completou 50 anos na região de Campo Mourão. O município foi a segunda cidade do Brasil a implantar o sistema, em meados da safra de 73. Para celebrar a data, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM), homenageou recentemente os pioneiros que implantaram a técnica no município.

Foram homenageados: Joaquim Peres, Antonio Álvaro Massareto e Ricardo Accioly Calderari – ainda atuantes na condução de suas propriedades. Também foram lembrados Gabriel Borsato e Henrique Gustavo Salonski (in memorian)- represntados por seus familiares.

O evento reuniu autoridades locais, regionais e estaduais. Discutiu ainda a história, avanços e desafios do plantio direto ao logo dos tempo e na atualidade.

O engenheiro agrônomo Fernando Mignoso, presidente da AEACM, destacou a importância da homenagem aos produtores e lembrou da ousadia e visão deles referente ao plantio direto na região. “Esses cinco agricultores merecem nosso total reconhecimento, admiração e principalmente
agradecimento, pois o plantio direto não foi simplesmente uma nova tecnologia. Foi uma filosofia, porque representa um sistema de agricultura sustentável”, afirmou. Ele disse ainda que o ‘plantio direto é uma tecnologia agrícola de ponta que dá lucro, é sustentável e protege o meio ambiente’.

Durante a solenidade, que reuniu dezenas de profissionais, representando os pioneiros, o engenheiro agrônomo, Ricardo Accioly Calderari, agradeceu a homenagem e relembrou a história que levou a adoção do plantio direto.

“Na década de 70 a terra era arada e a chuva desfazia tudo. Os agricultores da região vinham conversar conosco com dúvidas sobre o replantio e iniciamos um trabalho muito grande de conservação dos solos. O resultado foi a solução do problema de erosão, além da preservação das bacias da região e do próprio solo, que se tornou adequado para o cultivo”, lembrou Calderari.

Voto de Louvor

Ricardo Calderari, Joaquim Montans e Alvaro Massareto atuam ainda na condução das suas propriedades e receberam o Votos de Louvor pela Câmara Municipal de Campo Mourão e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com entregas pelo presidente do Poder Legislativo Edilson Vedovatti Martins e deputado estadual Douglas Fabrício.

Informações e fotos de Ilivaldo Duarte