26 trabalhos de escolas da região são premiados no Agrinho 2023

Pelo menos 26 escolas da região, sendo 10 de Campo Mourão, 6 de Iretama, 6 de Peabiru, 2 de Roncador e 2 de Janiópolis estão entre os estabelecimentos de ensino dos 399 municípios do Paraná premiadas no Programa Agrinho 2023. O tradicional concurso é desenvolvido pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). Cerca de 800 mil alunos das redes de ensino pública e privada participaram este ano. Veja na tabela abaixo a lista completa dos vencedores da Regional Campo Mourão.

Além disso, uma das escolas de Peabiru está concorrendo ao maior prêmio: um carro zero quilômetro, sorteado somente entre professores. O projeto em questão foi desenvolvido na área de piscicultura, informou o presidente do sindicato Rural de Campo Mourão, Cézar Augusto Massaretto Bronzel, que comemorou os bons resultados da região.

“Estou muito feliz com a participação maciça da nossa região e os resultados alcançados. Isso demonstra o potencial dos nossos estudantes e educadores que coordenaram nos trabalhos”, avaliou, ao destacar a importância social do Programa Agrinho. “Pelo programa a criança aprende desde cedo que agricultura e meio ambiente devem seguir juntos. Passam a conhecer como funciona o sistema de produção, como o leite, o arroz e o feijão chegam à sua mesa no dia a dia”, falou, ao comentar que a participação deste no projeto foi histórica.

A premiação dos vencedores será no dia 30 deste mês, na cidade de Curitiba. Bronzel informou que uma caravana com três ônibus entre pais de alunos, estudantes e professores partirão rumo à capital paranaense para participar do evento. O Sindicato Rural está apoiando a iniciativa. “Agora estamos na expectativa para que a professora de Peabiru que está concorrendo o carro possa sair vencedora para fechar com ‘chave de ouro’”, disse o presidente do Sindicato.

Além de gerar a integração entre o campo e a cidade, Bronzel destacou que o Agrinho gera a integração social, já que oportuniza a todos os estudantes a participação. “Para você ver, temos Apae na nossa região vencedora. Isso é um exemplo de superação e demonstra a integração da educação especial junto a toda a rede de ensino”, argumentou. “Este processo é de extrema importância”, complementou.

Agrinho

Criado em 1996, atualmente o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep. Conta com a parceria do Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação; Agricultura e do Abastecimento; Justiça e Cidadania; e Desenvolvimento Sustentável, além da Copel, Sanepar e BRDE. Em 14 categorias, os vencedores são premiados com smartphones, tablets, chromebooks, projetores multimídia e automóveis.

Há 27 anos, o Programa Agrinho leva às escolas das redes pública e particular uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Além do Governo do Estado, o programa tem a parceria, também, das prefeituras municipais, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Sebrae-PR, Federação das Apaes do Paraná (Feapaes-PR), Ministério do Trabalho e Emprego e TRT da 9ª Região.