Tradicional Caminhada com Maria percorrerá 32 km no domingo em Campo Mourão
A tradicional Caminhada com Maria será realizada neste domingo (8), em Campo Mourão. É um dos maiores eventos religiosos da região. Faz parte da programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida – Santuário da Vila Urupês. O movimento está na 10ª edição. Reúne centenas de fiéis em uma procissão de 32 quilômetros, percorrendo todas as paróquias do município.
Antonio Aguilar, coordenador da Caminhada, comenta que os romeiros não precisam fazer todo o trajeto. “Sabemos que todos têm suas limitações. Podem percorrer aquilo que conseguirem”, falou. Ele é um exemplo. E porque não dizer uma inspiração. Hoje aos 77 anos, diz que faz questão de percorrer todos os 32 quilômetros. “Eu já sou acostumado”, diz aos risos. Nas últimas edições também fez todo o percurso.
A programação terá início a partir das 6 horas, na Catedral São José, passando às 6h15 na paróquia Santíssima Trindade (Igreja Ucraniana). Ainda durante a manhã, os participantes visitarão a Paróquia Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, Nossa Senhora do Caravággio, Capela Nossa Senhora do Rosário, Sagrada Família, Capela Santo Antônio (Paulino), Nossa Senhora do Carmo (Carmelo) e Nossa Senhora do Pilar.
Durante o trajeto, os peregrinos fazem uma pausa entre 5 a 10 minutos em cada paróquia para um momento de reflexão. E depois seguem caminho. Na parte da tarde, serão visitadas as paróquias: São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rocio, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Capela Santo Antonio (Cidade Nova) e Santa Rita de Cássia. A previsão de chegada ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, encerramento da Caminhada, é às 18 horas. Veja na tabela abaixo o percurso completo com os horários em cada paróquia.
1 mil orações da Ave Maria
Aguilar informa que durante o trajeto, os fiéis farão a oração da Ave Maria por 1 mil vezes. Além disso, durante o andor, os peregrinos levarão a Cruz (símbolo da ressurreição e libertação) e um grande pedaço de tecido, de 30 metros de comprimento por 3 de largura, simbolizando o manto de Nossa Senhora Aparecida. “Será um momento de muita reflexão, orações e emoção”, prevê o organizador.
Ele diz que ao longo da caminhada, peregrinos de outras paróquias vão se juntando ao grupo. O percurso geralmente inicia com cerca de 700 participantes e pode encerrar com até mais de 1 mil. “É difícil prever porque algumas pessoas não fazem todo o trajeto, mas ao mesmo tempo outras se juntam a nós durante a caminhada”, explica.
Uma caminhonete acompanhará os participantes fornecendo água. Também, por volta das 11 horas, será feita uma parada na Capela da Vila Carolo para um lanche. “Em seguida retomamos a caminhada com todo ‘gás’”, comenta Aguilar, ao lembrar que o movimento reúne pessoas de várias cidades da região como Araruna, Barbosa Ferraz, Mamborê, Luiziana, Goioerê, entre outras. Ele ressalta que o evento será realizado mesmo em caso de tempo chuvoso, o que na prática até servirá de alento aos peregrinos que em anos anteriores enfrentaram o sol escaldante.
“Toda a população está convidada a participar, inclusive, a comunidade evangélica. Todos são bem vindos. Não é Maria, não é Nossa Senhora que cura, mas elas são intercessoras. O que vale é a nossa fé, o que sentimos no coração e o nosso propóstito”, comenta Aguilar, ao agradecer o apoio de parceiros do evento, como empresários, por exemplo.
Novena à padroeira
O Santuário iniciou na terça-feira (3), a novena em Louvor à Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil). As celebrações prosseguem até o próximo dia 11. Já na quinta-feira, dia de Nossa Senhora, as missas serão realizadas a zero hora, 5, 7 e 9 horas. Às 11h30 terá início da Coroação de Nossa Senhora, às 13h30 Consagração à Nossa Senhora (crianças e adultos) e missas também às 15, 17 e 19 horas.
Vinte e seis municípios fazem parte da unidade territorial do Santuário, sendo: Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Jussara, Luiziana, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.