Morre aos 70 anos, professor Jacó Gimenes, ex-secretário de Campo Mourão
Morreu na manhã desta sexta-feira (27), aos 70 anos, o professor Manoel Jacó Garcia Gimenes, mais conhecido como professor Jacó. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, desde o último sábado (21). Faleceu em decorrência de problemas de saúde.
O corpo do professor está sendo transladado a Maringá nesta sexta. O velório deverá ser realizado a partir da manhã deste sábado (28), na capela Prever. O sepultamento acontece às 16 horas do mesmo dia, no cemitério municipal da Cidade Canção.
Professor Jacó foi secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Campo Mourão no período de 1994 a 1997, desenvolvendo uma nova mentalidade por meio do projeto “Repensando Campo Mourão, Cidade Natal”. Também atuou na Educação trabalhando na articulação do desenvolvimento via projeto “Capital Humano”. No Colégio Vicentino Santa Cruz foi coordenador e instituiu o slogan Colégio Vicentino Santa Cruz “Um projeto de vida”.
A morte de Jacó gerou comoção nas redes sociais. São inúmeras as mensagens em homenagem a ele: “Hoje é um dia de tristeza para o Turismo no Paraná e seus amigos. Meu grande amigo e parceiro de muitos eventos no turismo. Um grande mestre que me ensinou profissionalmente na área do turismo a se apaixonar pelo Paraná, alguns projetos realizamos juntos outros ficaram para ser realizados. Descanse em paz meu eterno amigo, fará muita falta”, lamentou uma de suas alunas.
“Professor Jaco Gimenes foi meu maior amigo. Hoje deixou nosso convívio. Com ele aprendi que tenho capacidade de aprender e desenvolver todas as aptidões que desejar. Me deu o ombro quando chorei, o apoiou quando precisei e mesmo de longe zelava para que tudo andasse bem. Casado com Wanda Pille, formou o casal que impulsionou o turismo no interior do Paraná. Tenho tanto a dizer que não consigo expressar em palavras minha gratidão e minha dor por dar a notícia que ele nos deixou. Vá em paz meu amigo irmão”, disse Angela Carvalho de Andrade, que atua na secretaria de Turismo da prefeitura de Cianorte.
A Associação dos Docentes da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a Academia de Lestra de Campo Mourão também emitiram nota de pesar pela perda. “A UEM está em luto pelo falecimento do professor Manoel Jacó, que atuou em diversos setores da universidade e foi Diretor da Secretaria de Estado do Turismo (SETU)”, lamentou a Universidade.
Professor Jacó foi chefe de Departamento de Química da UEM de 1976 a 1980, diretor do Centro de Ciências Exatas (1980 a 1982), pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 a 1983) e vice-reitor (1986 a 1990), tendo se aposentado como professor adjunto em 8 de junho de 2004.
Professor Jacó
Professor Jacó Gimenes foi agraciado em 2007 com o Título de Cidadão honorário do estado do Paraná. Ele nasceu em Franca, estado de São Paulo, em março de 1953, filho do Manoel Garcia Filho e de Maria Dolores Gimenes Pardo. Em 1969 com a notícia da criação da UEM – Universidade Estadual de Maringá transferiu residência em em dezembro do mesmo ano para Maringá. Em 1971 ingressou na UEM no curso superior em Licenciatura em Química, cuja formatura foi em dezembro de 1974, sendo o mesmo, orador da turma de formandos.
Em Campo Mourão foi Secretário da Indústria, Comércio e Turismo no período de 1994 a 1997 e Assessor de Desenvolvimento junto a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) no período de 1999 a 2001, onde foi implantado em parceria com o Sebrar o PRODER- Programa de Desenvolvimento nos Municípios.
Em 1996 criou em Campo Mourão o Instituto de Cultura e Desenvolvimento que presta serviços em Educação Empreendedora, Gestão Municipal e Negócios do Turismo, presidiu também o Conselho Municipal de Turismo e coordenou o Processo de Municipalização do Turismo, com a conquista do Selo Ouro junto ao Governo do estado do Paraná. Nesta época teve início a construção do Roteiro Gastronômico do Turismo Regional via Projeto Bem-te-vi.
Em 2003 institucionalizou em Maringá o movimento iniciado em 1998 em Campo Mourão na forma de uma organização da sociedade civil de interesse público a RETUR- Rede de Turismo Regional, onde exerceu o cargo de presidente e atuou como técnico junto aos projetos de desenvolvimento sustentável pelo Turismo.
Luto Oficial
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, manifestou sua tristeza e decretou luto oficial pela morte do professor Jacó Gimenes. “O professor Jacó foi o grande responsável por projetos de turismo rural e gastronômico na nossa região. Com uma mentalidade sempre à frente do seu tempo trabalhou no projeto Repensando Campo Mourão e mais recentemente contribuiu no âmbito do Estado também com projetos na área do turismo. Que Deus dê a ele o descanso eterno e o consolo a todos os familiares e amigos!”, disse o prefeito.