Com recorde de inscrições, colégio abre o 18º Maredon nesta segunda
O Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão, abre na noite desta segunda-feira (4) a 18ª edição do Maredon, festival de música, dança, teatro e literatura. Este ano o evento teve um total de 78 inscrições, batendo recorde de participantes. O festival, que segue até a quarta-feira (6), inicia a partir das 19h30, no Teatro Municipal. A entrada custa R$ 5,00.
A professora Consuelo Luiza Lucas, coordenadora do Maredon, explica que a entrada é simbólica e o valor arrecadado será para pagamento da locação do teatro. Os convites estão sendo vendidos no colégio e se restar serão comercializados também na portaria do teatro. Professora Consuelo explicou que o Maredon é um festival de cultura do Colégio Marechal Rondon e contempla a parte de música, literatura, teatro e dança.
“Temos a questão da contextualização, ou seja, durante o ano trabalhamos estes conteúdos. Temos também os projetos musicais no colégio de iniciação na parte instrumental como bateria, violão, e canto. E no final do ano a gente congraça com este tradicional evento”, frisou.
Nesta segunda e terça-feira serão feitas apresentações de música e literatura, e na quarta, dança e circo. Até o ano passado eram dois dias de festival, mas este ano foi preciso três dias devido ao grande número de inscrições, falou Consuelo, ao informar que um total de 78 grupos se inscreveu para as apresentações. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas diretamente com o festival neste ano.
A coordenadora observou que o evento vem crescendo a cada ano. Para se ter ideia, neste ano irá abranger alunos de praticamente todas as séries do colégio – do 6º ano até o último ano dos técnicos profissionalizantes. “Em todas as séries temos participação, é pessoa cantando, declamando ou dançando”, frisou, ao comentar que a expectativa é de plateia lotada todos os dias do festival. “O Maredon sempre lotou o teatro e este ano se Deus quiser não vai fugir à regra”, espera.
Consuelo lembrou que o Maredon é aberto a toda comunidade escolar. “Temos uma gama muito grande de pessoas que já foram alunos do colégio e ainda estão cantando com a gente, e temos também a participação de algumas escolas de danças e grupos de outras escolas”, disse.
Na manhã dessa segunda-feira, alunos fizeram um ensaio para o festival no teatro municipal. “É um grande orgulho estar à frente do Maredon já há cinco anos. O festival já tem uma bagagem muito grande de outros professores que já estiveram à frente deste projeto, e reverencio muitos os que me antecederam e bravamente lutaram para que este evento fosse realidade e mantido ao longo dos anos. São 18 anos initerruptamente de festival”, ressaltou Consuelo ao agradecer a APMF e direção do colégio, alunos, ex-alunos e comunidade em geral.