Procon alerta para compras na Black Friday e orienta consumidores
Está chegando um dos períodos mais esperados do ano para compra e venda nos mais diversos segmentos do mercado. Trata-se da Black Friday. A tradicional liquidação ocorrerá nos próximos dias 24 e 25 deste mês em todo o Brasil. Com a proximidade das datas, o Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Mourão faz alertas e orientações aos consumidores, tanto para compras pela internet quanto em lojas físicas.
Uma das primeiras recomendações feitas por Sidnei Jardim, diretor do Procon em Campo Mourão, é para que os consumidores façam pesquisas de preço, antes de efetuarem a compra. Isso vale para qualquer meio de compra, virtual ou presencial.
Se as pessoas constatarem, nas pesquisas que fizerem antes da Back Friday, que os preços se mantêm os mesmos que já vinham sendo praticados ou, até mesmo, maiores, podem denunciar no Procon. “Caso não reduza o preço e tiver escrito que reduziu, as pessoas podem entrar em contato com o Procon”, reforça.
Especificamente no caso das compras on-line, o diretor diz que é preciso ter cuidado em relação aos golpes. Sempre deve ser checado se o site é confiável, se fornece informações essenciais, como localidade da loja, se o CNPJ informado está ativo. Além disso, ressalta que buscar a avaliação de outros clientes é uma ‘boa’ opção.
Jardim também orienta sobre devoluções de compras on-line. “Se a compra for efetuada pelo meio de internet, telefone, catálogo, o consumidor tem o direito a devolver no prazo de sete dias”, ressalta, explicando que esse tempo não é válido apenas se o produto estiver danificado ou não condizer com o anúncio. Segundo ele, se houver arrependimentos, por exemplo, não há nem necessidade de justificativas.
Já as trocas em lojas presenciais têm algumas especificações. O diretor do Procon esclarece que cada loja tem uma política de troca. O estabelecimento só é obrigado a efetuar a substituição, em caso de defeito no item adquirido. Mas ele destaca uma diferença que o órgão tem identificado quando a compra é feita em loja física. “A gente percebe que dá menos problema, tem menos denúncia no Procon quando se compra em loja presencial”, comenta, justificando que, nesses casos, há mais facilidade de o consumidor ir até a loja falar diretamente com o vendedor ou com o gerente.
O Procon também alerta sobre uma prática que vem sendo muito comum no comércio em geral: a ‘venda casada’. “As pessoas devem ficar alertas para serviços oferecidos no ato da compra, como a garantia estendida, por exemplo”, recomenda. Embora seja uma ‘prática legal’, não é obrigatória para o consumidor, acrescenta.
O direito à nota fiscal é outra dica enfatizada por Jardim. Segundo ele, fazer a solicitação desse documento no ato da compra, presencial ou on-line, evita problemas. Ele cita como exemplo que o consumidor exija o prazo de entrega quando adquirir um produto que necessita de entrega pela loja. “Porque depois, quando ele vir aqui no Procon para reclamar, a gente com certeza vai estar mais preparado, porque, na nota, vai estar escrito ali qual é o prazo da entrega”, esclarece.
Sobre a compra de produtos eletroeletrônicos, o diretor orienta a sempre testá-lo na loja, avaliando se os recursos suprirão as necessidades da pessoa. Também é recomendado ver se o manual de instruções está em português e solicitar o preenchimento do manual de garantia.
Serviço
Se o consumidor tiver qualquer dúvida ou problema em relação ao consumo, pode entrar em contato pelo telefone 1512 ou ir pessoalmente até a sede da ‘Casa do Consumidor’, que fica localizada Avenida Comendador Norberto Marcondes, 1314. “O Procon está sempre à disposição”, comunica Jardim.
Aplicativo Fácil Acicam será usado para Black Friday
A Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão) está com uma novidade nesta Black Friday. O aplicativo Fácil Acicam, lançado em julho deste ano, ajudará os compradores a identificarem quais empresas no município estão compromissadas em oferecer descontos reais. Segundo informações da associação, a iniciativa foi tomada em função das reclamações por parte dos consumidores sobre falsos descontos que vêm aumentando a cada edição.
A ferramenta vem tendo uma boa aceitação pelos consumidores. “Hoje, está com uma média de quatrocentos, quinhentos acessos diários”, comenta Davi Teixeira Junior, do setor de Marketing da Acicam. A expectativa é de que nos próximos dias tenha um aumento considerável nos acessos, em função da Black Friday.
Horário especial no comércio
De acordo com divulgação oficial da Acicam, o comércio estará aberto no dia 24, das 7h30 às 22 horas. No dia 25, o atendimento vai das 9 às 17 horas. Vale destacar que o aplicativo conta com guia comercial, promoções de empresas para os clientes, sorteios e campanhas, entre outros. Ele é oficial da Acicam e pode ser consultado em qualquer momento, não apenas na Black. Interessados, podem baixar o recurso. Basta entrar na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel e buscar por Fácil Acicam.
Curiosidades sobre a Black Friday
A promoção surgiu nos Estados Unidos. A característica principal é fazer a oferta de descontos significativos nos mais diferentes produtos. No Brasil, foi realizada, pela primeira vez, em novembro de 2010. A primeira edição foi totalmente on-line e reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Há alguns anos, a Black Friday no país se estende também às lojas físicas e vem batendo recordes de comercialização. Em Campo Mourão, os dias de liquidação atraem cada vez mais consumidores. A promoção não tem regulamentação nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday.