Secretário nega desvio de pneus e prefeitura diz que vai mantê-lo no cargo

A prefeitura de Goioerê se Manifestou nesta terça-feira (14), informando que o secretário de Viação e Obras do município, Sidnei da Cruz, condenado pela justiça por peculato, continuará ocupando o cargo público até resultado de recurso em segunda instância. O acusado nega o crime.

O juiz de direito da Comarca, Christian Palharini Martins, condenou Cruz a 2 anos e 8 meses de prisão pelo suposto desvio de pneus da frota municipal. A condenação teve como base denúncia criminal ajuizada pelo Ministério Público da Comarca. Cruz foi sentenciado ainda ao pagamento de multa. Ele recorreu da decisão.

A prefeitura ressaltou em nota que o servidor recorreu da condenação. “O juiz não acatou as teses da Defesa de que não houve prejuízo aos cofres públicos, não houve apropriação de qualquer valor, uma vez que ficou demonstrado que os recursos auferidos pela venda de carcaças de pneus, não de pneus como na inicial, foram totalmente aplicados em bens para utilização na própria secretaria e um saldo restante foi depositado na conta da própria prefeitura”, esclareceu a administração pública.

O prefeito da cidade, Betinho Lima, disse que ‘continua confiando no secretário’ e aguarda decisão dos recursos apresentados pela defesa. Conforme o Ministério Público, os materiais supostamente desviados pelo secretário teriam sido vendidos posteriormente pelo valor de R$ 8 mil, com ele se apropriando do dinheiro.

Sanções

Além da condenação a prisão, em regime aberto, e pagamento de multa, Cruz terá de cumprir as seguintes obrigações: comparecimento mensal ao Fórum para justificar suas atividades, não portar arma branca ou arma de fogo, comparecer a todo e qualquer ato processual que vier a ser intimado, não mudar de endereço ou se ausentar da comarca por mais de 15 dias sem autorização da Justiça, proibição de se ausentar do país, permanecer em sua residência durante os dias da semana após as 22 horas até as 6 horas do dia seguinte e durante todo o período nos finais de semana e feriados.