Diácono de Peabiru é eleito para o Centro de Letras do Paraná
O diácono Ederson de Assis, ocupante da cadeira 36 da Academia Mourãoense de Letras (AML), foi eleito para integrar o Centro de Letras do Paraná. O anúncio oficial foi feito na tarde dessa segunda-feira (4).
A cerimônia de posse está programada para a próxima terça-feira (12), em Curitiba. O evento solene celebrará os 111 anos de fundação do Centro de Letras do Paraná, que é a entidade literária mais antiga em funcionamento no Estado.
Assis, membro da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo, será ordenado padre em Peabiru nesta sexta-feira (8). O diácono, detentor de duas carreiras universitárias, é filósofo e teólogo, com especialização em Formadores de Presbíteros e Vida Consagrada. Atualmente, cursa mestrado em Filosofia na PUCPR.
Assia atua ainda como diretor auxiliar no Instituto São José de Peabiru, assessorando duas unidades escolares da rede municipal, tendo coordenado, neste ano letivo, o projeto “Escritores na Escola”, que promoveu a interação entre imortais da AML e alunos.
O escritor é autor de uma pesquisa filosófica significativa intitulada “A deficiência do reconhecimento na dialética do senhor e escravo em Hegel”. No campo teológico, sua obra “A cristologia transcendental a serviço da comunicação de Cristo em Karl Rahner” também se destaca como uma contribuição relevante. É o escritor mais jovem a ser eleito para ocupar uma cadeira na AML, aos 27 anos, tendo tomado posse, no ainda no mês passado, aos 28.
“É com imensa alegria e gratidão que recebo a notícia, na semana da minha ordenação, dessa eleição para o Centro de Letras do Paraná, que tem tradição na promoção e difusão da literatura”, comemorou. “É um momento marcante em minha trajetória, o que redobra a minha responsabilidade como pesquisador e religioso. Estou ansioso para contribuir com o enriquecimento artístico da nossa terra por meio dessa instituição tão importante”, complementou.