A Paróquia Santo Antônio de Farol celebra 40 anos de fundação, por Gilmar Cardoso

“Lembra-te de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te conduziu nesses quarenta anos” (Dt 8,2).

O 2º bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Virgílio de Pauli, reconhecido por sua bondade e intensa atuação pastoral tinha como lema em seu brasão de armas – Dives in Misericordia – e na data de 29 de janeiro de 1984 oficializou a criação da Paróquia Santo Antonio de Farol, há quase uma década antes da instalação oficial como Município.

Faz um ano que sob as bênçãos do Pároco local, Padre Paulo Versari Conceição e do primeiro padre à época, Ademar de Oliveira Lins (Cidadão Honorário do Município) que foi designado Pároco e Administrador paroquial, no auge de sua juventude e exercício do ministério da Ordem, recém ordenado sacerdote em fevereiro de 1984; a comunidade celebra o Ano Jubilar preparatório da comemoração destas Bodas de Esmeralda – símbolo da esperança e vitalidade – dos 40 anos passados desde a fundação sob a responsabilidade pioneira da dupla de religiosas Irmãs Franciscanas da Penitência (Cláudia e Bete), antecedidas por um trimestre pela Irmã Ilse Ana Rauber, então diretora do Departamento de Educação na gestão do prefeito José Pochapski.

Sob o lema retirado do Evangelho de João no Capítulo 15, Versículo 5, a cidade e os fiéis paroquianos vivenciam este tempo de graças e bênçãos compartilhando a mensagem da unidade a partir da parábola que contém a lei perfeita do amor à nos exportar para que permaneçamos unidos à Cristo, o zeloso agricultor que sabe fazer produzir bons frutos em todas nossas treze capelas rurais.

No próximo dia 28 de janeiro, no domingo – dia do Senhor – será celebrada a Santa Missa jubilar comemorativa do aniversário de 40 anos de fundação da Paróquia Santo Antonio de Farol, o santo cantado nos versos oficiais do Hino do Município: “Santo Antonio, o nosso Padroeiro, nos ampare e nos dê proteção, e que entre este povo ordeiro, reine sempre a paz e a união”, além de ter declarado Feriado Municipal pela Lei nº 030 de 1993 em sua data de 13 de junho, que marca a morte do santo em Pádua (Itália) no dia 13 de junho do ano de 1231.

A festa dos 40 anos é marcante para a vida da cidade e da Igreja. Os cristãos estão inebriados, participantes ativos deste processo litúrgico e pastoral e cumprindo à risca a ordem do Papa Francisco de ser uma Igreja em saída, decididamente missionária para chegar à todos, indistintamente, a fim de testemunhar o amor salvífico do Senhor.

Estejamos atentos ao marco de fé representativo do número 40, porque até aqui o Senhor nos ajudou (1 Samuel 7:12). Sempre que Deus quer fazer algo significativo Ele o faz em quarenta dias (ou anos), conforme observa uma enciclopédia bíblica, o número 40 está associado, praticamente, a cada novo desenvolvimento dos atos poderosos de Deus na história, especialmente no que diz respeito à salvação (do homem).

Em síntese, o 40 representa um período de provação, preparação, transformação e renovação espiritual. Ele simboliza a necessidade de passar por desafios e dificuldades para alcançar um novo nível de crescimento na fé. Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites; e após a ressurreição permanece na terra por 40 dias. Certamente, o 40 lembra a difícil, mas extraordinária caminhada do povo de Israel.

O Papa Bento XVI descreveu que trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às suas promessas.

Que nessa data especial, o Município de Farol sob a intercessão de Santo Antonio, celebre e receba chuva de bênçãos e graças sem medidas este feito recordando que 40 dias separam a ressurreição e a ascensão de Jesus.

Nestes 40 anos de dedicada ação e fé, tempo propício e favorável, possa o bom Deus estar no meio da nossa gente e alegrar-se com as honras, testemunhos e partilhas que a comunidade apresenta para comemorar condignamente a festa jubilar e solene do aniversário a partir da fundação da Paróquia Santo Antonio de Farol e dos céus.

Parabéns aos farolenses e que através do Padre Paulo Versari, in persona Christi, Santo Antonio rogue por todos nós que recorremos à Vós!

GILMAR CARDOSO, advogado, poeta, devoto de Santo Antônio e testemunha do caminhar da Igreja local ao longo destes 40 anos.