Em ação conjunta de equipes, fio que estava preso no pescoço de capivara é removido
Diversas equipes especializadas de Campo Mourão foram mobilizadas para salvar uma capivara que estava com um fio enroscado no pescoço desde, pelo menos, sexta-feira (16), no Parque Municipal “Joaquim Teodoro de Oliveira”, mais conhecido como Parque do Lago. Após algumas tentativas, o animal só pôde ser resgatado e o laço removido de forma segura na tarde dessa terça-feira (20).
Participaram do atendimento o médico veterinário da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal), equipes da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros e o médico veterinário anestesista do Centro Universitário Integrado. Os profissionais tiveram que fazer a sedação do animal para conseguir remover o fio. Após monitoramento, o animal se recuperou e foi devolvido ao seu habitat natural.
O caso
A capivara foi avistada por funcionários e visitantes no Parque do Lago sexta-feira (16). Eles procuraram ajuda junto a autoridades competentes do município. Segundo o secretário da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal), Franco Freire Sanches, no mesmo dia que o setor ficou ciente do caso, na sexta-feira, o veterinário da Sema, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros, foi até o local e tentou fazer a captura do animal, para realizar a remoção do fio.
Porém, por se tratar de um animal silvestre de grande porte, a contenção mecânica, após duas tentativas, não foi possível. Diante disso, a Sema buscou outros órgãos especializados para auxiliar na liberação do animal.