Polícia Civil de Mamborê faz orientações à população sobre ‘golpe do WhatsApp’
Diante de golpes que são aplicados via WhatsApp, a Polícia Civil de Mamborê preparou um material para orientar a população sobre como proceder quando for vítima desse crime, assim como para alertar sobre formas de evitar cair no golpe.
As primeiras orientações são para o caso de algum número desconhecido cadastrado no aplicativo WhatsApp estar utilizando a foto de perfil alheia e solicitando valores para os contatos. Nesse caso, recomenda-se que a vítima registre a ocorrência no site da Polícia Civil do Paraná ou compareça à delegacia mais próxima.
Além disso, um alerta importante é para não trocar mensagens com os golpistas, pois isso pode aumentar as chances de cair em outro golpe. O terceiro passo é a vítima compartilhar nas redes sociais e entre os contatos dela que há um número se passando por ela no aplicativo.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
Outras dicas incluem enviar um e-mail denunciando o perfil para [email protected], com o modelo de texto sugerido pela Polícia Civil: “Perfil Fake – URGENTE – Desative a conta: o número +55 + (número do telefone) criou uma conta e está utilizando minha imagem no perfil para solicitar valores para meus contatos. Por favor, desative essa conta em razão da utilização para prática de crimes previstos na legislação brasileira, bem como ferir os termos do serviço. Quaisquer dúvidas estarei à disposição para esclarecimento através do meu Whatsapp número +55_(número do seu telefone)”.
Serviço
Interessados em aprender a registrar ocorrência de um cibercrime pela página na internet da Polícia Civil do Paraná podem conferir o passo a passo em: https://www.policiacivil.pr.gov.br/NUCIBER/RegistrarOcorrencia. Já o material completo, com todas as dicas e orientações sobre golpe de Whatsapp, está disponível no Instagram oficial da Polícia Civil de Mamborê, @dpmambore, ou pode ser acessado diretamente pelo seguinte endereço eletrônico: https://tinyurl.com/6enp78j8