Sebrae oferta soluções gratuitas para micro e pequenas empresas na Comcam
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que trabalha para promover o empreendedorismo e gerar valor para pequenos negócios em todo o território nacional, também oferta diversos produtos e soluções gratuitos e com baixo custo na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Só em 2023, foram 8.469 empresas atendidas pelo Serviço no município e região.
O escritório em Campo Mourão faz parte da área de abrangência da sede presente na região Noroeste, ou seja, em Maringá, e atende todos os municípios da Comcam, exceto Ubiratã e Terra Boa. A assistência acontece, em grande parte, com a colaboração de parceiros. Por exemplo, em Campo Mourão, há parceria com a prefeitura municipal, por meio da Casa do Empreendedor.
Isso é importante para que possa ser ofertado o maior número possível de serviços para os Microempreendedores Individuais (MEIs). “A nossa função é levar produtos e serviços do Sebrae. Através das salas do empreendedor, a gente leva soluções gratuitas para quem é MEI”, explicou Gabriel Rezende, consultor do Sebrae que atua na gestão de projetos, ao exemplificar que alguns dos serviços incluem capacitações, assim como consultorias, todos sem custo para MEIs.
Para quem pretende iniciar um negócio, mas ainda não é MEI, o Sebrae também disponibiliza algumas soluções. As orientações vão desde como fazer a abertura do MEI, por exemplo, até consultorias para auxiliar o futuro empreendedor a definir o negócio que abrirá.
Também há as ações que acontecem diretamente no escritório do Sebrae. Elas são voltadas para micro e pequenas empresas que já têm uma estrutura maior, mais funcionários e um faturamento mais elevado. “Hoje o limite do MEI é de oitenta e um mil por ano de faturamento”, lembrou. Essas soluções vão de intermediárias a avançadas.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
Quando alguém procura o Sebrae, os consultores primeiramente vão entender o que a pessoa precisa e direcionar para a opção mais adequada, de acordo com o caso. Segundo Rezende, é comum pessoas buscarem o Sebrae dizendo que precisam de uma consultoria financeira, mas, durante a conversa inicial, o consultor identificar que, na verdade, o mais adequado seria uma consultoria de marketing, por exemplo.
Sebraetec
O Sebraetec também é uma das soluções do Sebrae, ainda pouco conhecida, que é mais voltada para quem está começando um negócio, assim como para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano. Trata-se de um programa em que o Sebrae subsidia 70% dos projetos de inovação e tecnologia para a empresa inovar.
São diversas as opções. “Por exemplo, você tem uma empresa e quer fazer uma nova marca, criar uma nova logo ou papelaria, cartão de visita; a gente contrata uma agência de publicidade especialista nessa área e paga setenta por cento desse projeto, então, o empresário vai pagar trinta por cento”, explicou o consultor.
O Sebraetec pode contribuir com design de fachadas e de embalagem, desenvolvimento tecnológico, adequação para recebimento de certificações, entre inúmeras outras opções. O critério para contratar o serviço é ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Inclusive, para produtores rurais, também há serviços específicos. Para aqueles que têm CadPro (Cadastro de Produtor Rural), também é possível obter o Sebraetec.
Apesar de ser um programa que contribui com as micro e pequenas empresas, muitos ainda desconhecem. “Tem anos que sobram recursos. A gente tem muito recurso para atuar com o Sebraetec e pouca demanda”, lamentou o consultor.
Empretec
Rezende também falou sobre um exemplo de solução “premium” fornecida pelo Sebrae aos empresários: o Empretec. “É uma capacitação que a ONU desenvolveu, e, no Brasil, é aplicada exclusivamente pelo Sebrae”, ressaltou. Esse produto visa capacitar quem já é empresário, com o objetivo de desenvolver características empreendedoras.
“É uma imersão de seis dias no Sebrae, numa capacitação, e ele [empresário] vai desenvolver as dez características do comportamento empreendedor. Então, é um curso totalmente comportamental”, disse. Por ter essa característica elaborada e ser destinado a empreendedores que já estão consolidados no mercado, o Empretec tem um custo de R$ 2.500,00 e será realizado, em Campo Mourão, no mês de junho.
Diferença entre capacitação e consultoria no Sebrae
As capacitações ocorrem de forma coletiva. Geralmente, são feitas em uma sala, em que é reunido um grupo de empresários. Podem ocorrer por meio de palestras, oficinas, cursos, entre outras atividades. Já a consultoria é individual. Nesse momento, o empreendedor conversa com o consultor sobre as necessidades específicas que se tem.
O Sebrae oferece tanto consultorias especializadas, para quando o empresário tem uma dúvida pontual, quanto consultorias in company, que podem ser utilizadas quando as necessidades do empresário demandam mais tempo, necessitando um aprofundamento maior do consultor.
Serviço
A partir do início deste ano, o Sebrae passou a atender em novo endereço. O escritório em Campo Mourão está localizado na Avenida Goioerê, nº 3011, Centro. Interessados também podem entrar em contato pelo telefone (44) 3599-2600 ou 0800-570-0800. Na plataforma on-line, também é possível realizar cursos gratuitamente, acessado: https://sebraepr.com.br/