Roncador ocupa 1º lugar a nível regional e 2º no ranking estadual em fluência leitora
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Roncador divulgou esta semana o resultado da Avaliação de Fluência Leitora, proposta pela Seed (Secretaria de Estado da Educação). Referente à última fase da avaliação, que é a somativa, feita em 2023, o município alcançou o 1º lugar, entre as 10 cidades com os melhores resultados a nível regional da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), e o 2º lugar a nível estadual.
Para o secretário de Educação, Edson Gonsalves de Oliveira, essas conquistas foram possíveis graças ao empenho dos integrantes da SME e da equipe pedagógica das instituições de ensino municipais, com ênfase para o trabalho realizado pelos docentes. “Há um esforço enorme da equipe gestora, composta pelos membros da SME, diretores, coordenadores, e, principalmente, nossos professores, que, com tanto carinho, dedicação, compromisso e amor ao trabalho e aos alunos, fizeram com que esse resultado fosse alcançado”, falou, com gratidão.
No município, participaram da avaliação alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas João Paulo I, Monteiro Lobato e Escola do Campo Afonso Camargo. Esse resultado representa, para a rede municipal de ensino de Roncador, a garantia do direito de as crianças aprenderem a ler e escrever, cumprindo com o compromisso de alfabetizar até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme destacou o secretário. “Num estado com trezentos e noventa e nove municípios, ficar em segundo lugar, para nós da educação roncadorense, é um orgulho sem tamanho”, enfatizou.
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Avaliação e pontuação
A avaliação de Fluência Leitora, proposta pela Seed, por meio do Programa Educa Juntos, tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos. Ou seja, a criança precisa ler de forma correta as palavras apresentadas. A última foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, em 2023.
Composta por três fases, a primeira foi aplicada no início do ano letivo (diagnóstica), outra no decorrer do ano (formativa), e a última perto do encerramento do ano letivo (somativa). Comparando as três edições, o Índice de Influência Leitura (IFL) nas escolas de Roncador foi: na primeira avaliação, 4.8, na segunda, 6.8, e, na terceira, 9.1.