Comcam registra 1.255 novos casos de dengue em uma semana; crescimento de 40,2%

As confirmações de dengue seguem disparadas na região de Campo Mourão. Aumentaram 40,2% nesta semana, chegando a 4.269 casos contra 3.044 da semana passada. O cenário é alarmante.

Os dados são do Informe Semanal da Dengue, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa-PR). O período sazonal 2023/2024, teve início em julho de 2023. Na Comcam, a cidade de Peabiru é a que tem o maior número de pacientes infectados: 938. Campo Mourão tem 825, mas a prefeitura diz que o número ultrapassa 1.500 confirmações, sendo a segunda cidade com maior registro de casos.

A região tem ainda 10.785 notificações de dengue e 8.558 casos prováveis. Com o rápido avanço da doença, várias cidades enfrentam epidemia, decretando, inclusive, situação de emergência. Campo Mourão é uma delas. A chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Cristiane Michalski Gradella, ressaltou que a Regional tem prestado apoio aos municípios para enfrentar a situação. Ela própria está indo às cidades para conversar com os prefeitos.

Cristiane conclamou a população para que reforce os cuidados preventivos em casa, eliminando criadouros do Aedes aegypti. Para se ter ideia, os dados sobre infestação predial divulgados pela Saúde, apontam que os principais depósitos de criadouros do Aedes aegypti foram encontrados em lixos, 30,4% (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção); vasos e frascos com água, pratos, degelo da água de geladeiras e materiais de construção, com 37%; e depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico de água, com 16,4%.

De 1º de janeiro a 29 de fevereiro, dos 334 municípios do Paraná que encaminharam as informações entomológicas para a Sesa, 37 estão dentro da situação de risco de epidemia, 198 em alerta e 96 em situação satisfatória para o Índice de Infestação Predial. Os demais não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento.

O Aedes aegypti é também transmissor do zika vírus e febre chikungunya. Na Comcam, todos os 25 municípios têm casos de dengue. As confirmações por cidade são: Altamira do Paraná (1), Araruna (405), Barbosa Ferraz (31), Boa Esperança (14), Campina da Lagoa (7), Campo Mourão (825, mas a prefeitura fala em mais de 1,5 mil), Corumbataí do Sul (1), Engenheiro Beltrão (46), Farol (15), Fênix (4), Goioerê (149), Iretama (145), Janiópolis (56), Juranda (405), Luiziana (182), Mamborê (32), Moreira Sales (89), Nova Cantu (5), Peabiru (938), Quarto Centenário (115), Quinta do Sol (326), Rancho Alegre D’ Oeste (3), Roncador (430), Terra Boa (8), e Ubiratã (37).

Medidas

Devido ao grande aumento de pacientes com sintomas de dengue, à procura de atendimento médico, o que vem sobrecarregando o sistema de saúde, Campo Mourão adotou a partir desta semana, algumas medidas para maior fluidez nos atendimentos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila Urupês e Tropical, que acabaram de ser reformadas, estão recebendo, a partir desta quarta-feira (6), pacientes com dengue ou sintomas para consultas ou receberem soro.

Também, o Pronto Atendimento do Lar Paraná funcionará aos sábados e domingos, das 7 às 19 horas, para atender moradores com sintomas de dengue. Também, a partir desta quarta, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Alvorada está atendendo exclusivamente pacientes com dengue ou sintomas da doença. A partir da próxima segunda-feira (11), o atendimento no Centro Social Urbano também será específico para casos de dengue.