Motociclista tem pé cortado por fio pendurado em via pública
Uma motociclista, que não teve o nome divulgado, sofreu um corte profundo no pé direito após enroscar-se em fios soltos de um poste e cair. O caso aconteceu nesta semana, na Rua Sabiá, no Jardim América, em Campo Mourão.
Segundo testemunhas, o fio havia se soltado de um poste e estava atravessado no meio da rua, sem nenhum tipo de demarcação. Após o incidente, as pessoas amarraram uma sacola nos fios para evitar outros acidentes.
O problema de fiação solta pelas ruas é uma reclamação antiga e que abrange toda a cidade. Vários acidentes já foram registrados envolvendo motociclistas e ciclistas. A retirada dos cabos em desuso cabe às operadoras e as provedoras, ou seja, as prestadoras de serviços de telefonia e internet. Porém o problema nunca é resolvido.
Procon na ‘briga’
No início de fevereiro, o Procon de Campo Mourão entrou na ‘briga’ para tentar chegar a uma solução. Fechou parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) e com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Prefeitura para enfrentar a crescente problemática de cabos e fios soltos na cidade.
Em reunião entre as três entidades concordaram em unir forças para identificar, documentar e punir casos de cabos desordenados nas vias públicas. A colaboração visa mitigar riscos à segurança e saúde dos consumidores, com o Procon aplicando multas, embargos, interdições, cassação de alvarás e outras medidas punitivas contra as empresas responsáveis.