Produtores de Roncador assistidos pelo IDR-PR impulsionam avanços na produção de leite
Um grupo de produtores de leite de Iretama, assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR–Paraná), participaram, nessa quarta-feira (10), de uma visita técnica em Roncador para troca de experiências, com foco no avanço da produção leiteira. A metodologia foi usada com o intuito de criar uma fonte de motivação e inspiração para buscar constantemente a eficiência na produção na atividade, mediante a oportunidade de aprender novas práticas e técnicas com a abertura da mente, sempre visando a novas possibilidades.
A propriedade visitada, de Pedro Kalinovski e Lúcia Zavadovski, é uma Unidade de Referência assistida pelo IDR–Paraná. Está há mais de 25 anos na atividade, possui uma área de 11,27 hectares e conta com um rebanho de 30 animais, sendo 18 em lactação, com média de 350 litros/dia. O uso de pastagens no verão é de 3 hectares, e outros 7,91 hectares da propriedade são utilizados na produção de soja. Após a colheita do grão, a área passa a ser usada para a produção de aveia e azevém, produzindo alimentos suficientes para o ano todo, sem uso de silagem.
De acordo com o extensionista do IDR–Paraná de Roncador, Messias Kalinoski, a visita focou a eficiência produtiva da produção de leite, com base no sistema de produção integrado entre a lavoura e a pecuária, com produção de grãos no verão, e o uso de pastagem anual no inverno. Para o extensionista, isso proporcionou aos produtores visitantes um conhecimento prático de um sistema de produção de leite completamente a pasto durante o ano todo, o que permite diminuir o custo de produção.
O técnico ressaltou, ainda, que, para que o sistema dê certo, é importante o trabalho de cuidados nas técnicas de manejo da fertilidade do solo e da pastagem, sempre buscando a eficiência das culturas. Kalinoski ressaltou que os cuidados com essas práticas é o que pode otimizar a produção e melhorar o desempenho geral da propriedade. Outros fatores determinantes para o sucesso da atividade são o foco no melhoramento genético e a Gestão da Propriedade por meio de um acompanhamento econômico e zootécnico bem feito.
Além da assistência na produção, o produtor sempre faz uso de políticas públicas disponibilizado pelo IDR–Paraná, como programas do trator solidário e de energias renováveis, mediante o uso do crédito rural Pronaf.