O Dia do Rotariano Paranaense
Por proposição de iniciativa parlamentar do Deputado Anibelli Neto (MDB), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná promove sessão solene comemorativa para celebrar o Dia do Rotariano Paranaense nesta sexta-feira, dia 26 de abril.
A data foi inserida no Calendário de Eventos Oficiais do Estado a partir de um projeto de lei de autoria do rotariano e então deputado Rasca Rodrigues e convertida na lei sob o nº 17.009, de 14 de dezembro de 2011.
O dia escolhido refere-se à data em que o Rotary Club de Curitiba, tradicionalmente conhecido pelo apelido de “Curitibão” – o 1º clube rotário fundado na capital e no Estado do Paraná, foi admitido oficialmente junto ao Rotary International (EUA) em 27 de abril de 1933, há exatos 91 anos.
Atualmente no Brasil o número de Rotarys Clubs atinge a cifra de 2.413 com um total de 50 mil rotarianos. No Estado do Paraná distribuídos geograficamente em quatro Distritos (4730 – 4630 – 4640 e 4710) são quase 320 clubes e cerca de 8 mil associados.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os rotarianos atinjam seu ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética.
Desde 16 de setembro de 2023 o brasileiro Mário César Martins de Camargo, associado ao Rotary Club de Santo André (SP) é oficialmente o presidente indicado do Rotary International para o ano rotário 2025-26. Ele será o quarto brasileiro a presidir a maior organização de serviços humanitários em 120 anos desde a sua fundação em Chigaco no ano de 1905.
Antes, os brasileiros Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassay de Mello (1975-76) e Paulo Viriato da Costa (1990-91) representaram o país na liderança mundial do único clube de serviços que tem uma cadeira cativa na ONU (Organização das Nações Unidas) pelo trabalho que exerce em prol das comunidades onde participa e atua.
Em síntese o Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
O ideal de servir é o principal objetivo do Rotary. Este ideal consiste na adoção de uma atitude de ser sempre uma pessoa compreensiva e disposta a ajudar ao próximo. E este é o verdadeiro significado do Rotary.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomelite (paralisia infantil), desenvolvida desde meados dos anos 80 em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil a doença foi erradicada em 1989.
O Dia do Rotariano Paranaense celebra a consagração e reconhece os valorosos trabalhos prestados por este grupo de voluntários, homens e mulheres, que se dedicam na missão e objetivo de estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de ajuda ao próximo; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada; e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Viva os rotarianos paranaenses.
GILMAR CARDOSO, advogado, poeta, membro do Rotary Club de Curitiba e titular da Cadeira 28 da Academia Brasileira Rotária de Letras – Abrol/PR.