4 atletas mourãoenses de taekwondo participam de campeonato pela primeira vez e conquistam pódio
Quatro novos alunos de taekwondo de Campo Mourão impressionaram o município ao garantirem, no total, 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze ao participarem de um campeonato dessa modalidade esportiva pela primeira vez. Com apenas 2 meses de treino, eles competiram na Copa Regional Oeste de Taekwondo, em Cascavel, no último final de semana, juntamente com 321 atletas da região Oeste do Paraná. Os quatro garantiram o pódio em, pelo menos, uma das modalidades que competiram.
Eles disputaram duas categorias: poomsae (coreografias de lutas imaginárias – formas) e kyorugui (luta). Rafaela Biondaro Peters, de 14 anos, e Heloisa Ramos Veloso, de 16 anos, garantiram o ouro nas duas modalidades. Por sua vez, Henrique Neitzke Dalarosa, de 11 anos, conquistou o ouro no poomsae, e a prata na luta. Já o atleta Arthur Kungel Guerreiro, de 11 anos, levou o bronze na luta, e esbarrou no pódio ao assumir o 4° lugar no poomsae.
Todos eles conheceram o taekwondo recentemente, por meio do responsável pelos treinamentos deles, o professor Luiz Gabriel Parente Souza. Os atletas, que já estavam empolgados com o novo esporte na cidade, ficaram ainda mais entusiasmados e confiantes após as conquistas. “Agora eles estão se preparando para fazer o exame de faixa e competir no Open Sul (campeonato que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)”, disse o treinador.
Taekwondo em Campo Mourão
Souza era professor de taekwondo, em Londrina, há mais de 9 anos. Treinava mais de 120 alunos. Porém ele queria “expandir os horizontes” e levar o esporte a conhecimento de mais pessoas, em outras regiões. “Sempre tive um sonho de levar o taekwondo para uma cidade que ainda não tinha. Aí uma vez teve um campeonato aqui em Campo Mourão e gostei bastante da cidade, então decidi me mudar”, contou.
Tendo chegado ao município em fevereiro, o professor começou a dar aulas de taekwondo no Centro Universitário Integrado e em um Centro de Treinamentos em Lutas da cidade. Hoje, já tem 37 alunos, entre 4 e 29 anos de idade. Segundo Souza, o foco dele nos treinamentos é proporcionar o desenvolvimento pessoal dos alunos.
Para isso, o treinador busca desafiá-los diariamente, visando às superações pessoais, à disciplina e à determinação. “Acredito que isso é até mais importante que uma medalha bonita, pois ela enferruja ao passar os anos, já isso fica para sempre”, enfatizou.
A Copa
A Copa Regional Oeste de Taekwondo 2024 aconteceu no município de Cascavel, distante 184 quilômetros de Campo Mourão, nos dias 20 e 21 de abril. Foi organizada e realizada pela Federação Paranaense de Taekwondo. No domingo (21), o evento iniciou com as categorias de poomsae e estendeu-se com as lutas de várias modalidades ao longo do dia.