30 alunos da região são homenageados em cerimônia da 18ª OBMEP em Campo Mourão

Cerimônia aconteceu nessa terça-feira (21), no NRE de Campo Mourão

Nessa terça-feira (21), 30 alunos de 16 escolas da rede estadual, privada e federal dos municípios de Campina da Lagoa, Araruna, Campo Mourão, Farol, Iretama e Roncador, que foram premiados na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), receberam uma homenagem durante Cerimônia Estadual de Premiação, no Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE). Além disso, também foram homenageados um professor e uma instituição de ensino de Campina da Lagoa, pelo desempenho de seus alunos.

Estiveram presentes na solenidade a coordenadora da Regional PR02 da OBMEP e professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Fabiana Magda Papani, a chefe do NRE de Campo Mourão, Ivete Keiko Sakuno Carlos, a coordenadora da equipe de Educação Básica, Marcianita Siqueira Bine e a técnica responsável pela OBMEP, Giselli Mocelin Martins, ambas do Núcleo de Campo Mourão, diretores e representantes de instituições de ensino, professores, alunos premiados e familiares.

Na ocasião, o professor Reinaldo da Silva, do Colégio Estadual de Campina da Lagoa, recebeu um diploma em homenagem e um livro de apoio à formação matemática. Essa mesma instituição de ensino também recebeu um kit de material didático, em reconhecimento ao desempenho dos estudantes.

Medalhistas do NRE de Campo Mourão

Os alunos premiados receberam medalhas de ouro, prata e bronze de nível regional e nacional. Confira os medalhistas nacionais, que também são regionais, homenageados:

* João Pedro Alves Brianti do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão: ouro nacional e ouro regional.
* Pedro Arthur Bastos Pereira, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão: prata nacional e ouro regional.
* Pedro Henrique Scramocin, do Colégio Alfa, de Campo Mourão: bronze nacional e prata regional.
* Gustavo Antônio Johann, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão: bronze nacional e prata regional.
* José Vitor Santana de Amorim do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão: bronze nacional e prata regional.
* Gustavo Lankoski Silva, do Colégio Conexão COC, de Campo Mourão: bronze nacional e prata regional.
* Diogo Kovalek de Almeida, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão: bronze nacional e prata regional.
* Fernanda Torques, do Colégio Estadual Ulysses Guimaraes, de Roncador: bronze nacional e prata regional.
* Marcos Eduarda Leimann Flora, do Colégio Estadual Ulysses Guimaraes, de Roncador: bronze nacional e prata regional.
* Gabrielli Prestes da Silva, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão: bronze nacional e bronze regional.
* Rafael Tuma Soares, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão: bronze nacional e bronze regional.
* Guilherme Rangel de Grandis, do Colégio Estadual Campina da Lagoa: bronze nacional e bronze regional.

Os seguintes estudantes de Campo Mourão também receberam medalhas de bronze regionais: Isabely Colen Pereira, do Colégio Estadual Cívico-Militar Darcy José Costa; João Gabriel Juk Nunes, João Victor de Oliveira Pereira, Kauã Felipe Bliscosque Pedroso, Lucas Cavali, todos do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon; Raul Tavares Sembarski, do Colégio Estadual Cívico-Militar Unidade Polo; Daniela Rodler Cordeiro, da UTFPR; Carolina Wunsche Nunes, Lays Araujo Rovani, Maria Fernanda Fuchs Lopes, Valentina Augusta Mendes Polato, todos do Colégio Vicentino Santa Cruz; Rafael Tavares Rosa, do Colégio Integrado.

Por sua vez, os alunos de outros municípios da região que foram medalhistas regionais de bronze são: Ana Heloisa de Oliveira Balcerzak, do Colégio Estadual Cultura Universal, de Farol; Lucas Henrique de Moraes Tudisco, do Colégio Estadual Anibal Khury e Arthur Ribeiro Castro, do Colégio Estadual José Sarmento Filho, ambos de Iretama; Thiago Malysz Bazzo Kuckzack Bossak, da Escola Natividade de Nossa Senhora e Kauan Maria Soares, do Colégio Estadual 29 de Novembro, os dois de Araruna; Emanuelly Peres da Silva, do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, de Campina da Lagoa.

OBMEP

A OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é mantida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e de universidades e de instituições públicas vinculadas ao sistema educacional em todo o país.

No ano de 2023, mais de 18 milhões de estudantes brasileiros, de escolas públicas e privadas, participaram da 18ª OBMEP. Foram premiados com 650 medalhas de ouro nacional, sendo 500 para estudantes de escolas públicas e 150 de escolas privadas, 1.950 medalhas de prata nacional, sendo 1.500 para estudantes de escolas públicas e 450 de escolas privadas, 5.850 medalhas de bronze nacional, sendo 4.500 para estudantes de escolas públicas e 1.350 de escolas privadas. Foram no total 8.450 medalhas.

No Paraná, 596 alunos foram premiados com medalhas nacionais, sendo 170 alunos da PR02 (9 de ouro, 25 de prata e 136 de bronze). Ainda, 51 mil alunos conquistaram certificados de Menção Honrosa, sendo 3.361 alunos no Paraná e 1.073 da PR02.

A PR02 contempla os núcleos de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Loanda, Paranavaí, Pitanga, Toledo e Umuarama.

Foram premiados, ainda, estudantes com medalhas estaduais de ouro, prata e bronze. A quantidade dessas medalhas varia de acordo com a federação e são calculadas a partir do número de medalhas nacionais conquistadas pela federação. No Paraná, 1.667 foram premiados com medalhas estaduais. Na PR02, foram 26 medalhas de ouro regionais, 113 medalhas de prata regionais e 354 medalhas de bronze regionais, totalizando 493 medalhistas estaduais.