Após um mês, Sanepar mantém rodízio de água em Goioerê
Com o rodízio iniciado há um mês na cidade de Goioerê, distante 72 quilômetros de Campo Mourão, mesmo com as chuvas dos últimos dias, a Sanepar informou que a medida continua em junho na cidade para seguir com o abastecimento de água à população.
A empresa informou que as vazões de mananciais continuam reduzidas, o que impede o fornecimento de água de forma regular aos moradores. Em junho, a medida será adotada de 3 a 28. Veja a tabela abaixo. “Será mantida a divisão da cidade em cinco setores que terão o fornecimento de água interrompido um dia da semana. O horário da interrupção do fornecimento de água será sempre das 8 horas às 22 horas, com previsão de normalização a partir das 8 horas do dia seguinte”, informou a Sanepar.
De acordo com a Sanepar, o principal poço e com maior capacidade de produção de água na cidade, perfurado na região da comunidade Jaracatiá, teve sua vazão reduzida em 50%. As chuvas dos últimos dias não foram suficientes para normalização da situação.
Além do volume reduzido de chuvas nas áreas de recarga do poço, pelo menos outros três poços foram perfurados na mesma região para outros usos (industrial, comercial e agrícola), reduzindo consequentemente ainda mais a disponibilidade de água para o abastecimento público. Os outros quatro poços e a mina, que completam o abastecimento, também continuam com o volume de água abaixo da vazão.
Segundo a Sanepar, medidas emergenciais para complementar o abastecimento, como manobras no sistema e o transporte de água com caminhões-pipa, também foram adotadas. É imprescindível que todos continuem colaborando, tendo hábitos de uso racional da água. A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser postergadas até que a situação se normalize”, alerta a Companhia. Outra orientação é reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas.
Em Goioerê, a demanda média diária de produção do sistema de abastecimento de Goioerê é de 6 milhões de litros de água por dia. Até a última semana, a produção dos poços e da mina totalizava 5 milhões. O déficit entre a produção e a demanda de água da cidade chegava a quase 17%, mesmo com o auxílio diário dos caminhões-pipa.