Morre aos 91 anos irmã Luiza, fundadora do Carmelo de Campo Mourão
Morreu na tarde desta terça-feira (11), aos 91 anos, a irmã Madre Luiza Maria do Coração Eucarístico, uma das fundadoras do Carmelo de Campo Mourão. Ela tinha 74 anos de congregação. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entrou para a causa aos 15 anos de idade. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. Irmã Luiza faleceu em decorrência de problemas de saúde.
Como dizia ela própria, entrou para a causa ‘por uma chamado de Deus’. Toda sua família era religiosa. Em entrevistas há alguns anos a veículos de comunicação, a irmã disse que havia ouvido o pai falar com uma sobrinha sobre o Carmelo de São Leopoldo.
“Eu escutando aquela conversa, esperei sair todo mundo de perto e fui falar para meu pai que não queria casar, mas queria ser esposa de Cristo e ser carmelita”, disse a religiosa. No Carmelo, além do forte trabalho de oração, as irmãs fabricam as hóstias sagradas distribuídas às paróquias da Diocese.
O Carmelo
A comunidade do Carmelo Nossa Senhora do Carmo de Campo Mourão foi fundada a pedido do Bispo de Umuarama D. José Maria Maimone, feito ao Carmelo de Porto Alegre que assumiu a fundação auxiliado pelas comunidades de Caxias do Sul e São Leopoldo.
Foram fundadoras: Madre Luiza Maria do Coração Eucarístico, Ir. Dolores de Jesus Crucificado, sendo dada a licença para a fundação, em 11 de dezembro de 1983, com a erecção Canônica.
As Irmãs instalaram-se em uma casa provisória junto ao seminário Diocesano de Umuarama. Ali permaneceram por quatro anos à procura de um terreno apropriado para a construção, até a mudança no às margens da Rodovia BR-369, em Campo Mourão, onde funciona atualmente.
Dom Virgílio de Pauli, conscientizado de que a Divina Providência conduzia as Irmãs para a sua Diocese, as acolheu. Em 1988 deu-se início à construção do Carmelo. No dia da solenidade de Nossa Mãe Santíssima do Carmo em julho de 1993 a capela foi Consagrada por Dom Virgílio de Pauli, e em outubro de 1996 deu-se por concluída a obra.