4 alunas da região são convocadas para intercâmbio agrícola nos Estados Unidos

Mais quatro alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão foram convocados para fazer intercâmbio no exterior. Dessa vez, foram chamadas as alunas Maria Clara Kanarski, do Colégio João Farias da Costa, de Nova Cantu, Emily Pitiovanciv, do Colégio Aníbal Khury, de Iretama, Julia Moraes Ribeiro, do Colégio João XXIII, de Mamborê, e Mariana Istchuk, do Colégio Agrícola, de Campo Mourão, que participarão do programa Ganhando o Mundo Agrícola, em 2025.

Elas são estudantes do curso técnico em agronegócio, que era um dos requisitos para concorrer a uma vaga. Em todo o estado do Paraná, foram selecionados 100 alunos da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual de ensino do estado que estivessem matriculados em cursos técnicos em agropecuária, agrícola, agronegócio, florestal ou operação de máquinas florestais.

As intercambistas permanecerão no país norte-americano por um período letivo (aproximadamente quatro meses), em conformidade com o currículo das disciplinas das escolas/estados do país de destino, no próximo ano. Também receberão uma bolsa no valor de R$ 800,00, além de outros benefícios, como assistência de seguro viagem e saúde, no período em que estiverem no intercâmbio.

Entre as obrigações que deverão cumprir estudantes que aderirem ao programa, assim como dos seus pais ou responsável legal, estão participação em reuniões requeridas pelo NRE ou pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), preparação de pré-embarque, atribuições durante o intercâmbio como normas do país, da instituição de ensino e da família anfitriã e ações após o retorno ao Brasil.

Uma primeira reunião on-line com as alunas convocadas do NRE de Campo Mourão, pais ou responsáveis, diretores dos colégios em que elas estudam e a técnica pedagógica do programa, Sara Cristina Romeiro, já foi realizada após a convocação, na noite dessa segunda-feira (17).

Ganhando o Mundo

O programa Ganhando o Mundo já levou diversos estudantes do NRE de Campo Mourão e de todo o Paraná para países de língua inglesa. Na primeira edição, dos 100 alunos de todo o estado que foram enviados para o Canadá, 5 pertenciam ao NRE de Campo Mourão. Na segunda edição, dos 100 que viajaram para Nova Zelândia, 8 eram do Núcleo de abrangência do município.

Já na terceira e atual edição, dos 1.000 alunos selecionados para a Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos, 35 são da região de Campo Mourão. Por sua vez, para 2025, maior edição até agora, dos 1.200 discentes, até o momento, 20 da região já foram convocados na primeira chamada.

Outras modalidades do programa foram lançadas recentemente, como o Ganhando o Mundo Diretor, Ganhando o Mundo Ciência e Ganhando o Mundo Servidor.

Serviço

Mais informações sobre os programas de intercâmbio da Seed podem ser consultadas em: https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/