Peabiru: Paróquia São João Batista festeja padroeiro

A Paróquia São João Batista de Peabiru está em festa em comemoração ao Santo Padroeiro da cidade, São João Batista. A tradicional que iniciou nessa quinta-feira (20) prossegue até a próxima segunda-feira (24), dia do Padroeiro.

A festa tem vasta programação, conta com funcionamento de barracas e música ao vivo no pátio da Igreja Matriz, apresentações de danças juninas, missa, carreata, almoço com churrasco, entre outras atrações. Veja a programação completa abaixo.

O festejo é um dos mais antigos da região, realizado pela comunidade católica local desde a década de 1940, ou seja, antes da criação da própria paróquia, que neste ano completa 71 anos. A paróquia tem como pároco o padre Fiorenzo Longhi, italiano da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo. Ele comenta a importância da festa para a comunidade e fala da expectativa do evento.

“A edição desse ano ganha, novamente, um significado especial porque, além da programação festiva, teremos, como na do ano passado, uma ordenação diaconal, que é motivo de muita alegria para nossa comunidade. O jovem David Sene será ordenado diácono pelas mãos de Dom Manoel João Francisco, bispo emérito de Cornélio Procópio”, comemora o religioso, ao a população local e regional para as festividades

Uma grande multidão é esperada para a tradicional festa do padroeiro de Peabiru, uma das mais antigas da região

São João Batista

Uma das figuras centrais do cristianismo, João Batista é venerado como o precursor de Jesus Cristo, que o chamava de “o maior dentre os nascidos de mulher” e foi confirmado como Padroeiro de Peabiru pelo primeiro vigário, Pe. Aloysio Jacob.

Conhecido por seu papel de batizador e profeta, o filho dos idosos Zacarias e de Isabel pregava a necessidade do arrependimento e da conversão genuína. João viveu uma vida ascética no deserto, vestindo roupas simples de pele de camelo e alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre, exemplificando uma existência de humildade e devoção.

Ao batizar seu primo Jesus no Rio Jordão, marcou o início do ministério público de Cristo, tornando-o um símbolo de renovação e transformação espiritual. Foi decapitado por ordem do rei Herodes Antipas, a pedido de sua enteada, influenciada por sua mãe Herodíades, como retaliação pelo fato de João tê-los repreendidos publicamente, já que viviam um casamento ilícito. É o único santo da Igreja Católica, além da Virgem Maria, de quem se celebra o nascimento, em 24 de junho. Sua morte é relembrada pelos cristãos em 29 de agosto.

Programação completa da festa

Sexta-feira (21) e Sábado (22)
* 20 horas – Funcionamento das barracas com cachorro-quente, pastel, coxinha, caldo de mandioca, quirerinha, espetinho, maçã do amor, cocada, pudins, bolos, quentão, refrigerante e cerveja) e música ao vivo com a dupla Zé Henrique & Adriano;

Domingo (23)
* 10 horas – Santa Missa na Igreja Matriz, presidida por D. Manoel João Francisco com Ordenação Diaconal de David Sene;
* 18 horas – Carreata com a Imagem histórica do Padroeiro, com saída da Capela Imaculada Conceição até a Matriz, onde será celebrada Santa Missa e bênção da fogueira;
* 20 horas – Funcionamento das barracas;

Segunda-feira (24)
* 9 horas – Bênção dos veículos em frente à matriz;
* 12 horas – Almoço de São João com churrasco;
* 19h30 – Santa Missa solene;
* 20 horas – Funcionamento das barracas.