Conheça dicas que podem te ajudar a se prevenir de um acidente doméstico

Os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte em crianças e jovens. A prevenção é a melhor proteção. Por isso, é sempre bom estarmos dispostos a aprender mais sobre prevenir esse tipo de acidente. Muitas vezes, eles são causados por pequenas coisas, mas que se não forem tratadas com o devido cuidado, acabam por se tornar um grave problema e provocam consequências pesadas, assim como a automedicação e outros perigos.

Esses cuidados com a prevenção se tornaram ainda mais importantes de 2020 para cá. Depois da quarentena, muitas pessoas passaram a adquirir hábitos caseiros, saindo pouco de casa e optando por se divertir assistindo filmes, séries e vídeos no streaming Netflix ou no YouTube ou também jogando na Steam, apostas NetBet, comprando mais em sites como Mercado Livre, etc. Nesse cenário, que ainda se mantém atualmente (em menor grau, claro) muitas pessoas adquiriram o costume de tentar “resolver” os problemas de casa sozinhas, ou mesmo não se atentar para questões que podem parecer supérfluas, mas que são de grande importância para a prevenção de acidentes domésticos.

Por isso, o número de acidentes domésticos aumentou bastante, o que faz com que a sua prevenção seja necessária para todos que desejam evitar passar por esses problemas. Selecionamos aqui algumas dicas preventivas para você evitar sofrer com algum acidente doméstico. Elaboramos estas dicas de acordo com os cômodos da casa. Confira:

Banheiro

Tente manter a tampa do vaso sempre fechada, se possível lacrada com algum dispositivo de segurança, ou deixe a porta do banheiro trancada. Se tiver criança em casa, nunca a deixe na banheira sem supervisão, nem mesmo por pouco tempo. Antes do banho das crianças, teste a temperatura da água para evitar queimaduras; Tranque o armário de medicamentos, vitaminas, antissépticos bucais e demais produtos que ofereçam perigo de intoxicação;

Guarde utensílios afiados e aparelhos como lâminas de barbear, tesouras e secadores de cabelo fora do alcance das crianças.

Cozinha

Garanta que as bocas traseiras do fogão estejam sempre em uso e, ao mesmo tempo, certifique-se de que as alças das panelas estejam sempre voltadas para dentro, longe do alcance das crianças; Mantenha sacos plásticos, fósforos, isqueiros, álcool, itens de vidro, cerâmica e facas fora do alcance das crianças; Opte por não utilizar toalhas longas na mesa de jantar, pois estas podem ser puxadas pelas crianças para servir de apoio, o que pode ocasionar o derramamento de líquidos ou alimentos quentes sobre os pequenos.

Sala

Evite pisos escorregadios e tapetes no chão, pois oferecem risco de quedas. Caso sejam essenciais para o ambiente, use antiderrapante ou retire-os completamente; Coloque portões de segurança no topo e na base das escadas, especialmente se estas forem abertas; Instale grades ou redes de proteção em janelas, sacadas e mezaninos; Verifique a existência de fios elétricos desencapados e proteja as tomadas utilizando tampas, fita isolante ou posicionando móveis próximos.

Dê preferência para quinas arredondadas e não pontiagudas. Isso pode evitar acidentes graves.

Quartos

Em quartos com beliches, as crianças com menos de seis anos devem dormir na parte inferior; se essa opção não estiver disponível, instale grades nas laterais da beliche. Evite colocar camas e móveis perto das janelas, pois eles podem ser usados para escalar. Na escolha dos brinquedos, leve em consideração a idade e a habilidade da criança, além de procurar pelo selo do Inmetro. Evite brinquedos com pontas afiadas, como flechas, e aqueles que produzem sons altos. Tome cuidado também com brinquedos que possam causar sufocação, como travesseiros e lençóis dentro do berço; as grades do berço devem ter no máximo 5 cm entre elas.

Lavanderia/Área de serviço

Após o uso de baldes e bacias, esvazie-os e guarde-os virados para baixo, em um local onde as crianças não possam alcançá-los. Os produtos de limpeza devem ser guardados em locais altos ou com fechaduras, de preferência em seus recipientes originais para evitar que as crianças os confundam com bebidas devido às cores chamativas.