Morre aos 89 anos Dornélia Huber Panceri
Morreu nessa sexta-feira (28), em Campo Mourão, aos 89 anos, Dornélia Lourdes Huber Panceri. Ela faz parte da história da criação da Biblioteca Municipal, em 1955. Dornélia liderou um movimento junto com Roger Miguel Vargas e Alfonso Germano Hruschka, que recebeu o apoio do então prefeito Daniel Portella. O primeiro passo foi a realização do “Baile do Livro”, com o objetivo de arrecadar os primeiros exemplares para o acervo. O velório acontece na Capela do Prever. O corpo de Dornélia foi sepultado na manhã deste sábado (29), no Cemitério Municipal São Judas Tadeu.
A coordenação da Bibilioteca Municipal divulgou uma nota de pesar pela morte. “Lamentamos profundamente a morte de Dornélia Lourdes Huber Panceri, ocorrida hoje [ontem] em Campo Mourão. Dornélia foi uma figura fundamental no movimento de criação da Biblioteca Pública Municipal, que hoje leva o nome de Professor Egydio Martello, em 1955”, diz a nota.
“Com a necessidade de criar um espaço dedicado à literatura, a comunidade local foi impulsionada pela ideia de estabelecer uma biblioteca. O movimento, liderado por Roger Miguel Vargas, Alfonso Germano Hruschka e Dornélia Lourdes Huber, recebeu o apoio do prefeito Daniel Portella. O primeiro passo para a concretização desse projeto foi a realização do “Baile do Livro”, com o objetivo de arrecadar os primeiros exemplares para o acervo.
Dornélia teve uma participação ativa em vários momentos da vida comunitária mourãoense, sendo presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Mourão, onde desenvolveu projetos sociais”, continuou.
A coordenação expressou aos familiares e amigos condolências pela perda de ‘uma pessoa que deixou um legado tão importante na história da cidade’.