Recicla Pets: PAIS estima que já foram arrecadadas cerca de 2 toneladas de tampinhas
Lançado há 3 meses, o projeto “Recicla Pets” vem contando com bastante apoio de diversas instituições públicas e privadas, assim como da sociedade como um todo de Campo Mourão. A voluntária da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) Amanda Tonet estima que, desde que a campanha começou, no dia 4 de abril, já foram arrecadadas mais de 2 toneladas de tampas plásticas de todo tipo.
Além do apoio da Organização Não Governamental (ONG), a iniciativa é realizada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema). Trata-se de uma ação “dois em um”: ao mesmo tempo, é possível ajudar os animais e contribuir com a preservação do meio ambiente.
Posteriormente, os objetos serão vendidos para serem reciclados, sendo que o lucro obtido será revertido em castração de animais que estão nas ruas e de animais de famílias carentes. Isso poderá incluir, também, medicação, determinados exames pré-operatórios, entre outras necessidades. “Quanto mais tampinhas arrecadar, mais animais serão castrados e, por consequência, a gente vai estar tirando essas tampinhas do meio ambiente”, disse Amanda.
A gerente de Resíduos e Educação Ambiental da Sema, Ana Cláudia Milani Malavazi, lembrou quais itens podem ser doados. “O munícipe pode separar as tampinhas de qualquer tipo, desde que seja de plástico: tampinhas de bebidas (água, suco, leite, isotônicos), de produtos alimentícios (requeijão, doce de leite, margarina), de produtos de limpeza (Omo líquido, amaciante, álcool) e levar no ponto mais próximo para descarte no coletor do programa”, destacou.
Entre os setores públicos e as empresas privadas que aderiram à campanha de arrecadação, há cerca de 50 pontos de coleta fixos. Fora esses, outros estabelecimentos, como condomínios e escolas, por exemplo, também estão participando, mesmo que com coletores improvisados, e encaminhando as tampinhas à PAIS ou à Sema posteriormente.
Amanda avaliou a participação dos mourãoenses. “Graças a Deus, a população, em todos os pontos de coleta, aderiu super bem. Sempre tem a caixinha lotada, e tem muita gente pedindo para a gente levar também, principalmente em escolas, que as crianças gostam de arrecadar, de levar, então, está sendo bem joia”, falou, com gratidão.
O projeto
O projeto Recicla Pets está presente em diversos locais do Brasil, com diferentes nomes. “Tem dado certo em vários locais”, ressaltou Amanda, ao complementar que os envolvidos com a causa animal acreditam que essa iniciativa também pode ser uma forma ampliar as castrações em Campo Mourão para mais animais.
A voluntária citou alguns exemplos de benefícios que a castração, sobretudo de pets que estão nas ruas, podem proporcionar ao município. “Evita abandono e o aumento desses animais, além do que um pet castrado é mais fácil de ser adotado”, afirmou.
Serviço
A lista dos pontos de coleta fixos em Campo Mourão pode ser conferida em: https://tinyurl.com/c4hmnv8b. As tampinhas plásticas também podem ser destinadas diretamente à Sema, que está localizada na Rua Amílton Tavela Borges, nº 159, Conjunto Residencial Ilha Bela, ou à PAIS, mediante contato pelo número (44) 99937-7075.