Após 3 meses, Sanepar mantém rodízio no abastecimento de água em Goioerê

Com início no mês abril deste ano, a Sanepar confirmou nesta segunda-feira (29), que seguirá durante o agosto com o rodízio no abastecimento de água na cidade de Goioerê, distante 72 quilômetros de Campo Mourão, mesmo com as chuvas das últimas semanas e desta segunda-feira. O motivo: precipitações bastante abaixo da média, causando a redução dos mananciais que fornecem a água para abastecer a cidade. “Os mananciais continuam com a vazão reduzida, inviabilizando o fornecimento de água de forma regular para a população”, ressaltou a Sanepar em comunicado enviado à imprensa nesta tarde.

De acordo com a empresa, a programação de fechamento dos setores será de segunda a sexta-feira, durante todo o mês de agosto, exceto na sexta-feira (09), em razão da realização da ExpoGoio, programada para o período de 8 a 12 de agosto. Nesse dia, a Sanepar fará uma força tarefa com diversos caminhões-pipa para evitar desabastecimento, principalmente, nas regiões do Parque de Exposições.

“A divisão da cidade permanece em cinco setores que terão o fornecimento de água interrompido um dia da semana. O horário da interrupção do fornecimento de água será sempre das 8 horas às 22 horas, com previsão de normalização a partir das 8 horas da manhã do dia seguinte”, diz a empresa.

A Sanepar orienta que é imprescindível que a população continue colaborando, tendo hábitos de uso racional da água. “A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser postergadas até que a situação se normalize”, ressaltou.

A empresa reforça que reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins.

A companhia disse ainda que continuará prestando atendimento individualizado com caminhões-pipas em escolas, creches, postos e hospitais de saúde e delegacia, caso necessário. A empresa finalizou a perfuração do poço 10 e aguarda os testes operacionais de vazão. Para minimizar os impactos da redução da vazão dos mananciais, foram disponibilizados mais caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento.