Com baixa nos estoques, Banco de Leite materno da Santa Casa precisa de doações

O Banco de Leite materno do Hospital Santa Casa de Campo Mourão vem passando por baixa nas doações. Por isso, a equipe do setor solicita que mães com produção excedente de leite se tornem doadoras. Para verificar se elas estão aptas, são feitas triagem e avaliação por profissionais especializados da instituição de saúde.

Quem tiver interesse em se tornar uma doadora, pode entrar em contato com o setor de Banco de Leite da unidade hospitalar para agendar visita domiciliar ou comparecer ao hospital para os procedimentos necessários.

Nesta época do ano, a baixa nas doações é esperada, conforme explicou Aline Ventura Bertolini, nutricionista responsável técnica pela pasteurização do leite humano. Segundo ela, o clima frio no inverno, além do período de férias escolares – em que, muitas vezes, outros filhos estão em casa ou as famílias viajam –, são alguns dos motivos que levam o setor a enfrentar, todos os anos, essa diminuição.

Para se ter ideia da redução, em maio de 2024, por exemplo, foi coletada, no banco, uma quantidade de 82,1 litros de leite; já em junho, 55,7 litros. “Esse volume de leite coletado pode ter leite de doadoras internas, mas a grande maioria vem de domicílio, das doadoras externas”, enfatizou a nutricionista.

A redução nas doações é comum, também, em outras duas épocas do ano. “Períodos de final e início de ano temos as mesmas dificuldades, por ser época de férias, viagens, festividades, então, as doações também tendem a cair”, falou. Por isso, os profissionais reforçam a solicitação de doadoras.

Coletas

A extração de leite pode ser feita tanto no Banco de Leite da Santa Casa quanto na residência da mãe. Após receber um kit, com frascos adequados e etiquetas de identificação, e as orientações necessárias de profissionais especializados, a mulher precisará apenas ordenhar o leite.

As coletas domiciliares são feitas pela equipe do hospital. “A mãe vai extraindo o leite e armazenando no vidro, e uma vez por semana nós passamos coletando, independente da quantidade que tenha”, falou. Aline ressaltou a importância de ser feita a devolução dos frascos quando a mãe deixa de ser doadora.

Agradecida, a nutricionista destacou o quanto é gratificante ver o leite recebido no banco. “Nós gostaríamos de agradecer todas as nossas doadoras, que ajudam nessa causa, os nossos municípios parceiros também que contribuem fazendo busca ativa de doadoras e conseguem coletar leite para nós também”, expressou.

Beneficiados

Aline frisou a relevância da doação de leite para as crianças, principalmente às que estão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). “A doação é muito importante, porque ajuda a salvar vidas de bebês que estão indefesos dentro da UTI Neonatal”, disse. A profissional comentou que as mães dessas crianças também são acolhidas, estimuladas e orientadas, para que elas estejam com a produção adequada quando o bebê receber alta.

“Até que isso aconteça, que essa mãe venha ao banco, o bebezinho dela já pode estar com a dieta liberada pelo médico, e aí nós precisamos de leite humano pasteurizado para essa criança”, explicou, ao exemplificar que geralmente os bebês iniciam as dietas com pequenas quantidades, por exemplo, de dois a cinco mililitros de leite a cada três horas. “São volumes pequenos, por isso, cada gota importa”, enfatizou.

Assim, o Banco de Leite da Santa Casa não atua apenas no recebimento de doações. Tem a função também de auxiliar as mães que estão com dificuldades de amamentar e precisam de orientação, tanto pacientes do hospital quanto de outros serviços.

“Mamaço”

Neste domingo (4), das 9 às 12 horas, uma equipe do Banco de Leite realizará uma ação no evento “A Avenida é Nossa”, promovido pela Feira Criativa, na praça São José: o “Mamaço”. Trata-se de um projeto, em comemoração do mês da amamentação, sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite. Também serão realizadas orientações às mães de primeira viagem sobre esses atos, sanando dúvidas e realizando palestras com uma das pediatras do hospital.

Serviço

O Banco de Leite de Campo Mourão funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone: (44) 98848-5765 ou (44) 3510-2100 (ramal 2270). Quem tiver interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo setor também pode agendar uma visita e/ou acompanhar o Instagram @bancodeleite.cm

O setor também recebe frascos de vidro com tampa plástica (tipo café solúvel). Quem tiver e puder doar, basta entrar em contato, que profissionais vão até a residência buscar os itens.