Fisioterapeuta mourãoense atuará na Copa do Mundo de Futsal 2024

O fisioterapeuta de Campo Mourão, Carlos Eduardo Nickenig Aldrigue, de 38 anos, mais conhecido como Kadu, estará entre os profissionais contratados pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) para atuar na Copa do Mundo de Futsal 2024. O campeonato será de 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão, mas o mourãoense já embarcará ao país da Ásia Central no dia 3 de setembro, para começar a cumprir a agenda no mundial.

Kadu falou à TRIBUNA que essa oportunidade marca uma grande conquista em sua vida e carreira. “Para mim, foi uma surpresa e uma novidade muito boa, porque jamais imaginei que eu ia conseguir trabalhar para a Fifa, que é o maior órgão do esporte do futebol”, expressou orgulhoso.

Ele também já vislumbra as oportunidades que poderá ter após o campeonato. “Ter recebido esse convite, além de muito gratificante, me abriu um campo de visão que, se eu fizer um bom trabalho, se executar bem a minha função lá, pode ser que eu entre no hall de fisioterapeutas da Fifa para outros eventos”, afirmou, mirando, quem sabe, integrar a equipe de profissionais de uma Copa do Mundo de Futebol de Campo no futuro.

O membro da Fifa na competição de futsal será responsável pelo tratamento e cuidados de todos os árbitros do torneio. Os trabalhos já começarão antes mesmo de a copa iniciar. Isso porque os treinamentos dos árbitros, envolvendo testes físicos, serão acompanhados por Kadu dias antes. O mesmo acontece após o campeonato. Embora vá até 6 de outubro, o fisioterapeuta permanecerá no Uzbequistão por mais alguns dias, até o dia 9.

Apesar de ter nascido na cidade paranaense de Apucarana, Kadu se considera mourãoense, pois se mudou com a família para o município aos cinco anos de idade. “Eu posso dizer que sou mourãoense”, falou, aos risos. Com vasto repertório na área esportiva, ele, que também foi atleta de handebol, sempre teve interesse em atuar nesse ramo.

Trajetória

Amante de esportes, Kadu foi atleta desde muito cedo. Até os 14 anos, os esportes preferidos eram futsal e handebol. A partir de então, quando teve que decidir em qual das modalidades passaria a representar Campo Mourão nos campeonatos, ele optou pelo handebol. Como atleta, já representou o município em campeonatos estaduais e se aposentou em 2017.

Alguns anos antes, após concluir a graduação em Fisioterapia pela Unicesumar, em Maringá, em 2006, Kadu morou nos Estados Unidos por seis anos. Lá, ele considera que conseguiu desenvolver um repertório muito grande para a profissão dele, principalmente no aprendizado de outros dois idiomas: o inglês e o espanhol.

O profissional também é pós-graduado em Terapia Manual e Postural, além de já ter feito diversos cursos nacionais e internacionais na área de reabilitação, principalmente esportiva. Após retornar ao Brasil, em 2013, ele se tornou sócio de um velho amigo dos tempos de faculdade, Kleber Barbão (atual fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futsal), em uma clínica de treinamento esportivo e reabilitação física em Maringá.

Logo o antigo colega de graduação incentivou Kadu a abrir um centro de preparação e reabilitação física em sua “terra natal” também, ou seja, em Campo Mourão. O mourãoense abraçou a ideia e segue com o empreendimento até hoje. De lá para cá, as experiências só aumentaram. Também participou de mundial de clubes de futebol de praia, foi duas vezes para a Eurocopa de Futebol, além de ter acompanhado atletas em diversos outros torneios.

Apesar de também se dedicar ao futsal, ele continuou apaixonado pelo handebol. Kadu contou que uma das maiores satisfações da vida dele foi ter sido convocado em 2022, pela primeira vez, para atuar como fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Handebol Júnior no Campeonato Sul-Centro Americano da modalidade, na Argentina. “Fomos campeões, classificamos e ano passado fomos para o mundial”, ressaltou.

Ele também comentou sobre alguns dos projetos atuais. Além de já ter atuado durante anos na Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), hoje ele é o fisioterapeuta da ABL Futsal. “Neste momento, estou dando um suporte para o Sport Clube de Campo Mourão, que está voltando, e para esse projeto novo da ABL, que só tem a fortalecer o esporte na cidade”, declarou, enfatizando que, apesar disso, o foco dele é mais voltando para o handebol.

Compromissos

Os próximos meses serão agitados para o profissional. Antes e depois da Copa do Mundo de Futsal, Kadu tem uma série de compromissos que também precisa cumprir.

No dia 25 de agosto, já viaja para Maceió, para acompanhar a equipe de handebol de Cascavel, com a qual ele trabalha há quatro anos, também como fisioterapeuta, para o Campeonato Brasileiro de Handebol. Depois disso, viaja a São Paulo para embarcar para o Uzbequistão.

Após o torneio, os trabalhos não param. No dia 21 de outubro, ele já se apresenta novamente à Seleção Brasileira de Handebol. “A gente vai fazer uma fase de treinamento preparatório para o Pan-Americano”, destacou, ao acrescentar que esse importante torneio será no dia 28 de outubro, em Manágua, capital da Nicarágua, e classificará as equipes para o mundial na Polônia, em 2025.


Para o Dia dos Pais, você pretende adquirir presentes:

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...