Comcam marca presença no ‘Salão Nacional do Turismo 2024’

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) foi representada no “8º Salão Nacional do Turismo 2024”, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 11 de agosto. A presidente da Agência de Desenvolvimento de Turismo Regional Sustentável (Adeturs) região turística Ecoaventuras, Histórias e Sabores da Comcam e secretária de Turismo e Cultura de Juranda, Deviani Paz, esteve presente no evento.

O objetivo do Salão Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro, é incentivar a estruturação, qualificação e comercialização dos destinos turísticos de todo o país.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministros Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Cida Gonçalves, das Mulheres, entre outras autoridades e membros do trade turístico.

Segundo Deviani, a Adeturs região turística Ecoaventuras, Histórias e Sabores da Comcam, juntamente com o Município de Juranda, receberam o convite da Secretaria do Turismo do Estado do Paraná (Setu) para participar dessa importante feira do turismo nacional, como o evento é reconhecido. “Tivemos a oportunidade de mostrar e fomentar o nosso destino”, diz.

Ela destaca o quanto a Comcam vem despontando no turismo religioso, com a Cidade o Milagre (Juranda), o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela (envolvendo o trajeto de quatro municípios: Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Fênix) e a rota do Caminho do Peabiru (que passa por vários municípios da região).

Além do turismo rural e religioso, a cultura e a arte também se destacam na região. Já as experiências gastronômicas são consideradas como umas das melhores do estado, sendo que grande parte dos municípios da região contam com pratos típicos, o que também valoriza o potencial turístico em Campo Mourão e nas cidades vizinhas.

“Tudo se encontra aqui em nossa região: rica em belezas naturais, na cultura e na arte, com pousadas encantadoras em meio à natureza, na história, com o Museu e Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo”, afirma a representante turística.

Ela também lembra que esse parque, em Fênix, abriga espécies em extinção, como macaco-prego, urubu-rei, juruva, quati e outros animais, além de ter um centro de atendimento aos visitantes, trilhas, lago e quiosques. “É o primeiro parque estadual tombado pelo Patrimônio Histórico, em 1948”, enfatiza.

Deviani salienta, ainda, sobre a relevância que o tema tem para os municípios, não só para os turistas, mas também proporcionando melhores condições de vida para os munícipes. “Sabemos da importância do turismo sustentável para as cidades: uma ferramenta para o crescimento econômico e cultural, na geração de emprego e renda”, complementa.

No evento, a Adeturs levou para o Salão de Turismo esses produtos para fomentar os destinos turísticos da Comcam. “Agradecemos ao Governo do Estado do Paraná, Secretaria do Turismo do Estado e Viaje Paraná pelo espaço cedido para divulgação de nossos produtos turísticos”, agradece Deviani.

Veja mais fotos: