Com queda brusca na temperatura, Hemonúcleo reforça necessidade da doação de sangue

Mesmo com as temperaturas mais baixas dos últimos dias por conta do inverno, período em que geralmente as doações de sangue costumam cair, em Campo Mourão, o Hemonúcleo vem mantendo a média de doadores: 35 ao dia. A capacidade do banco de sangue é atender até 40 doadores por dia. Com isso, o estoque vem se mantendo para atender a demanda. No entanto, mesmo com a situação estável, a chefe do Hemonúcleo, Michele Cristine Araujo Berbet, reforça à população a necessidade de as doações continuarem, principalmente nestes dias mais frios.

“Período de inverno sempre é complicado. Além de muitos doadores não saírem de casa por conta das baixas temperaturas, alguns acabam adoecendo, gripando por exemplo, ficando impedidos de doar sangue. Devido a estas variáveis, no mesmo dia que temos sangue em estoque corremos o risco de escassez”, frisou Michele ao comentar que prevenindo essa situação, o Hemonúcleo intensifica a busca ativa dos doadores nesta época.

O Hemonúcleo, além de atender a Santa Casa e Pronto Socorro de Campo Mourão, supre também a demanda de hospitais da Comcam. “As doações feitas em Campo Mourão são responsáveis pelo salvamento de centenas de vidas em toda a região”, destacou Michele, ao ressaltar que toda doação é bem vinda.

Segundo ela, as maiores necessidades são de doadores dos tipos O negativo, B negativo e AB negativo. No entanto, é importante que doadores de todos os outros tipos sanguíneos também compareçam ao local, visando reforçar o estoque e manter uma quantidade em armazenamento. “Nosso pedido é para que a população siga doando sangue com frequência”, falou.

A chefe do Hemonúcleo lembrou que todo o procedimento da doação é seguro. Além disso, todo o sangue coletado é testado. Por isso, o processo que antecede a doação é composto por entrevista em que é avaliado o estado de saúde do paciente. Durante a entrevista, que é sigilosa, é avaliado o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor e, ainda, são utilizados produtos descartáveis no processo de doação.

Uma bolsa de sangue de 450 mls pode salvar até quatro vidas. Podem doar: pessoas com mais de 16 anos (até os 18 com autorização do responsável) e até 69 anos que pesam no mínimo 50 quilos e em bom estado de saúde. A recomendação é para que o doador esteja descansado, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não esteja de jejum. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Serviço

Em Campo Mourão, as doações são feitas no Hemonúcleo mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (44) 9.9878-3811 ou site: www.saude.pr.gov.br/doacao. O Banco de Sangue funciona para doações das 8 às 10h30 e das 13 às 15h30.

Você já definiu seu voto para prefeito?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...