Engenheira de tráfego desenvolve projeto ‘Trânsito Vivo’ em Campo Mourão
Com a intenção de abordar, de maneira educativa e informativa, os desafios e soluções ligados à engenharia de tráfego em Campo Mourão, a engenheira de tráfego Cristiane Razzini propôs o projeto intitulado “Trânsito Vivo”. “Diante do aumento no número de acidentes e da complexidade do trânsito urbano, percebi a importância de criar um espaço para discutir esses temas com a comunidade”, explicou a autora da proposta.
Buscando atingir o objetivo de promover a conscientização e a educação no trânsito no município, contribuindo para um ambiente urbano mais seguro e eficiente, Cristiane contará com a TRIBUNA para a divulgação dos textos. Os leitores poderão acessá-los, sem periodicidade, no portal ou acompanhar as publicações na versão impressa do jornal, ambos no espaço “Tribuna Livre”.
A engenheira elucidou outros motivos que a levaram a desenvolver a proposta. Por exemplo, nem sempre, quando há dúvidas sobre alguma sinalização de trânsito ou normas de sinalização, as pessoas sabem onde recorrer com confiança.
“Na correria do dia a dia, às vezes fica difícil ‘dar um Google’ para sanar as dúvidas”, disse. Por isso, ela pretende informar e esclarecer dúvidas que fazem parte do cotidiano na mobilidade, muitas das quais acabam, até mesmo, passando despercebidas.
O projeto não serve apenas para motoristas e pessoas que trabalham nessa área. Os assuntos serão diversos, incluindo o tema pedestres, comum a todos. Esse foi o primeiro tema proposto pela engenheira: “Trânsito Vivo: O eu, Pedestre!”, que já está disponível para leitura.
A crescente ocorrência de acidentes de trânsito em Campo Mourão também foi uma motivação para a profissional, que sabe que não será tarefa fácil. “Como engenheira de tráfego, sei que tratar dessa temática será um desafio, mas acredito que, com informação e educação, podemos transformar o trânsito de nossas cidades em um lugar mais calmo e seguro”, ponderou.
A especialista tem propriedade para abordar os diversos temas que serão tratados. Além de ser engenheira civil e de tráfego/trânsito, ela tem duas especializações na área, uma em Gestão e Planejamento de Trânsito e a outra em Engenharia de Operações de Tráfego. Também é amante do assunto, conforme informou.
Entre os principais assuntos, estão: “Segurança Viária”, “Mobilidade Urbana”, “Sustentabilidade no Trânsito”, “Tecnologia e Inovação” e “Educação no Trânsito”, que poderão ser desmembrados em diversas outras temáticas.
Serviço
A engenheira está aberta a sugestões para os temas propostos, assim como se disponibiliza a sanar dúvidas via e-mail: [email protected]