Roncador aumenta nota do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental

Mais um resultado positivo na rede municipal de educação de Roncador foi motivo de comemoração nesta semana. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 divulgado na quarta-feira (14) indicou que o município teve um aumento na nota ao comparar o índice de 2021 (5,7) e de 2023 (6,8) nos anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos considerados de igual importância para a qualidade da educação, que são o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ainda segundo o Instituto, a nota é calculada por meio de dados sobre aprovação escolar, com base no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A rede municipal de ensino de Roncador comemorou o avanço. “Ninguém trabalha sozinho, e na educação muito menos. Esses resultados que temos alcançado é uma junção de forças e união”, disse o secretário de Educação, Edson Gonsalves de Oliveira.

Ele elogiou e agradeceu os mais de 140 servidores da educação – incluindo merendeiras, guardas, auxiliares de serviços gerais, nutricionistas, psicóloga, estagiárias, motoristas, chefe do pátio, secretários das escolas, coordenadores pedagógicos, equipe de diretores e da Secretaria Municipal de Educação (SME) –, a parceria com outras secretarias, instituições e as famílias, bem como o apoio da administração municipal.

O agradecimento especial foi direcionado aos docentes. “É de fundamental importância e justo destacar o trabalho valioso, incansável e com muito amor de nossos professores em sala de aula, pois são eles que fazem a diferença”, falou.

O secretário enfatizou o elogio à equipe de profissionais da educação municipal de Roncador com uma recordação. “Quando em dois mil e vinte e um os servidores da rede municipal de educação me elegeram como secretário, eu disse: ‘Todo professor é bom, mas os nossos são os melhores’. O tempo só veio provar que eu estava certo. Nossos professores são os melhores!”, reiterou.

Destaques

Em 2023, Roncador ocupou o primeiro lugar a nível regional na Avaliação de Fluência Leitura, proposta pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), na última fase de avaliação, ou seja, na somativa. O destaque também foi a nível estadual, sendo que o município ficou em segundo lugar.

A avaliação tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos, especificamente. Isto é, a criança precisa ler de forma correta as palavras apresentadas. A última avaliação foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em 2023.

Composta por três fases, a primeira foi aplicada no início do ano letivo (diagnóstica), outra no decorrer do ano (formativa), e a última perto do encerramento do ano letivo (somativa). Comparando as três edições, o Índice de Influência Leitura (IFL) nas escolas de Roncador foi: na primeira avaliação, 4.8, na segunda, 6.8, e, na terceira, 9.1.