Casa do Empreendedor de Campo Mourão é a primeira do Brasil a obter selo ISO 9001

Em um processo de implantação que durou cerca de 16 meses, a Casa do Empreendedor de Campo Mourão, ligada à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local, é a primeira a receber o selo de qualidade ISO 9001 no Brasil.

O objetivo da implantação de um sistema de qualidade em um órgão público como a Casa do Empreendedor de Campo Mourão é mapear e organizar os processos internos, trazendo eficiência operacional, diminuição de erros, melhoria contínua, menor tempo de treinamento dos servidores e estagiários e consequentemente um melhor serviço para a população.

Foram 62 processos mapeados e validados, criação de canais de registro de erros, melhorias, criação de canais de avaliação por parte do servidor, estabelecimento de métricas de desempenho, entre outras exigidas pelo selo ISO 9001, certificação mais reconhecida do mundo.

“O trabalho se iniciou em 2023 com o apoio do Sebrae, desde o processo de mapeamento, implantação e execução dos processos de qualidade, e nesse ano a auditoria de certificação foi realizada em parceria com o Tecpar. A conquista da certificação ISO 9001 pela Casa do Empreendedor é um marco para Campo Mourão, é o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados a toda a comunidade, em especial aos Microempreendedores Individuais. A certificação é uma forma de reconhecer aquilo que é realizado diariamente pelos servidores do município, um atendimento de qualidade a todo empreendedor que busque a Casa do Empreendedor”, observa Gabriel Roscoz Rezende, consultor de negócios do Sebrae de Campo Mourão.

Atualmente são mais de 15.150 empresas certificadas no Brasil. No Paraná, em 2024, apenas 180 empresas e organizações conseguiram a certificação. “Geralmente, quando se pensa em serviço público, os adjetivos são sempre negativos: ineficiência, desperdício, atendimento ruim, são apenas alguns exemplos. Ao conquistarmos uma certificação como essa, mostramos para a população que ela pode sim ter um serviço prestado com qualidade, e aos servidores públicos e estagiários um reconhecimento de que também prestam um serviço digno de certificação internacional”, diz o secretário da Seidec, Eduardo Akira Azuma.

O prefeito municipal, Tauillo Tezelli, também comentou sobre a conquista. “É um legado importante de eficiência nos serviços públicos que deixamos para a cidade e para todos os empreendedores de Campo Mourão. Anteriormente era apenas uma sala com dois servidores públicos, agora a casa cresceu e foi pensada para ser esse ponto de referência para todo mundo que quer empreender. E mais, agora, com essa certificação, ela pode inspirar outras casas do empreendedor do país”, observa.


Você já definiu seu voto para prefeito?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Atendimentos

A Casa do Empreendedor de Campo Mourão é um espaço criado para atuar como local de referência para os pequenos empreendedores de Campo Mourão. Inaugurada em 12 de fevereiro de 2017, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Mourão e o Sebrae, tem como objetivo facilitar a jornada do empreendedor. Isso é feito desde o processo de abertura de empresas, acesso ao crédito e a consultorias até a capacitação dos empreendedores oferecendo cursos e eventos locais e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Além de já ter superado a marca dos 104 mil atendimentos, a Casa do Empreendedor de Campo Mourão também já se destacou durante a pandemia de Covid-19, sendo a Casa que mais realizou atendimentos no Paraná em um mês. Destaque também foi observado pelo desenvolvimento do seu chatbot de atendimento via WhatsApp. São mais de 10 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) em Campo Mourão, e cerca de 70% foram abertos pela Casa do Empreendedor.

Sobre a ISO

A Organização Internacional de Normalização (ISO) é uma organização não governamental independente que tem sede em Genebra, na Suíça. É composta por 162 membros que representam órgãos do mundo todo, com objetivo de, por meio dos seus comitês técnicos, coordenar e unificar padrões e normas internacionais nas áreas de interesse econômico e técnico.