Com força-tarefa de diversas equipes, incêndio é combatido em mais de 4 horas
Um incêndio de grandes proporções que atingiu uma extensa área rural em Campo Mourão no início da tarde dessa quarta-feira (21) precisou de, pelo menos, 4 horas de trabalho intenso de diversas equipes e voluntários que ajudaram o Corpo de Bombeiros. O fato foi registrado às margens da BR-369, nas imediações do Seminário São José, aproximando-se também do Jardim Paulino.
O tempo seco e o forte vento acabaram fazendo as chamas se alastrarem rapidamente, chegando a “empurrá-las” para o contorno, no anel viário, e próximo ao campus da Unespar, conforme observou o subtenente dos Bombeiros, De Souza. Nessa área, o fogo foi controlado após horas de trabalho, mas continuou progredindo na mata ciliar sentido do Lar Paraná em direção ao centro.
Diversas equipes e voluntários fizeram uma força-tarefa para combater o incêndio. “Estamos com três equipes, dois caminhões e mais ABS com material de combate a incêndio florestal e mais os voluntários, proprietários de terras aqui próximos, com tratores, ajudando, fazendo aceiro, alguns também com pulverizadores, com tanques de água também, dando apoio, e os moradores circunvizinhos”, informou De Souza na tarde de ontem.
Além disso, a prefeitura municipal de Campo Mourão, a Polícia Militar e civis também contribuíram com os trabalhos. O subtenente estimou que foram necessários aproximadamente 40 mil litros de água para combater esse incêndio. Somente nessa quarta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu nove ocorrências de incêndio em vegetação.
“Com esse número de ocorrências de hoje, e essa grande também de mais de quatro horas, está sendo um dia fora do normal na quantidade de incêndios”, falou De Souza, por volta das 2 horas da madrugada desta quinta-feira (22), quando as equipes continuavam os trabalhos em outro local em que também foi registrado um incêndio no município.
“Após a ocorrência da noite, na saída para Maringá, já teve outro também no Lar Paraná, próximo a residências, bem complexo, que teve que ter intervenção rápida para que esse incêndio não chegasse às casas próximas”, falou. “Graças a Deus, não houve danos materiais para aquelas pessoas morando ali próximo”, disse.