Coamo forma 28ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas
Foi realizada na noite dessa quarta-feira (21), a formatura da 28ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo, formação promovida em parceria com o Sescoop/PR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento ocorreu no anfiteatro da cooperativa em Campo Mourão e contou com a participação dos familiares dos formandos e membros das diretorias da Coamo e da Credicoamo.
Realizado desde 1998, o programa é reconhecido como o melhor na formação e sucessão cooperativista, já tendo formado milhares de lideranças durante os 26 anos de sua realização. Neste ano, participaram do programa 35 cooperados do Paraná e Santa Catarina, que tiveram acesso a um conteúdo programático personalizado para a Coamo com o objetivo de preparar os formandos para exercerem cargos de gestão e liderança em suas propriedades e dentro da própria cooperativa.
“O nosso objetivo é formar líderes comunitários que participarão dos comitês educativos e da alta gestão da cooperativa, a exemplo do que acontece hoje, onde membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo foram formados pelo Programa Jovens Líderes”, explica o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.
Sara Tiemi Nishida, de Terra Roxa, é cooperada em Nova Santa Rosa e foi uma das formandas da 28ª turma. Na formatura, ela destacou os resultados colhidos até o momento com a participação no programa. “Foi uma oportunidade de conhecer com mais aprofundamento o funcionamento da cooperativa e entender mais sobre a sucessão, seja dentro ou fora da propriedade. A expectativa foi superada e já pude levar muita coisa para o meu dia a dia, na rotina na lavoura e também no relacionamento com a minha família.”
Precursor do curso e entusiasta da formação cooperativa, o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, salienta a importância que o programa tem para os formandos e para o cooperativismo. “Eu sempre digo que a Coamo não foi feita para uma geração, mas sim para a vida toda. Para isso, precisamos preparar pessoas que estejam aptas para liderar a cooperativa e suas propriedades. Nós comemoramos a formação de mais uma turma e acreditamos que esses 35 cooperados com certeza farão a diferença no futuro.”